segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Montanhistas recolhem R$ 1 mil em moedas das Cataratas do Iguaçu



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: G1


Uma faxina bem próxima às famosas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, resultou em mais de R$ 1 mil em moedas de vários países tiradas do fundo do rio. A limpeza foi feita com a ajuda de dois montanhistas voluntários que usaram técnicas especiais para chegar o mais perto possível do precipício de cerca de 40 metros de altura ao fim da passarela principal.
No total, foram recolhidos cerca de 40 kg em moedas de vários países, em especial do Brasil, Paraguai e Argentina. A quantidade é recorde segundo os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela manutenção do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga o maior conjunto de quedas d’água do mundo.
A reserva recebe em dias normais cerca de cinco mil visitantes, volume que triplica nos feriados e fins de semana, totalizando mais de 1,5 milhão por ano.
O gesto de jogar moedas no rio é uma superstição de turistas que com o gesto acreditam que pedidos possam ser realizados. Mas, para os ambientalistas, a atitude causa danos ambientais. O metal pode contaminar a água e aves que frequentam o local para comer peixes, explicam, podem ser atraídos pelo brilho e ingeri-las.
“Às vezes para a pessoa faz bem. Ela pensa: ‘vou fazer um pedido e espero que este sonho se realize’. Mas, para o parque, para o meio ambiente e para o rio isto é lixo”, comentou Apolônio Rodrigues, chefe do setor de manejo do Parque Nacional do Iguaçu.
Além da limpeza nas cataratas, as equipes percorreram várias áreas de mata da unidade de conservação. Os mutirões nas trilhas e no rio são feitos de duas a três vezes por ano. Desta vez foram recolhidos 270 quilos de lixo. As moedas vão ser doadas a instituições de caridade de Foz do Iguaçu.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.