quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Tarifas sociais não serão afetadas com venda parcial da Copel, diz governo

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
Programas de tarifa social da Companhia Paranaense de Energia (Copel) não deverá ser afetada caso se concretize a venda parcial da empresa, segundo o deputado estadual Guto Silva (PP), designado pelo governador Ratinho Junior (PSD) para tratativas sobre o projeto da companhia. 
No projeto que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em regime de urgência, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o governo sustenta que a tarifa da companhia também não deve subir no novo modelo, uma vez que o controle é feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 
Continua depois da publicidade
A proposta, que quer pulverizar o capital da empresa, tem dividido opiniões entre parlamentares – alguns acreditam que a iniciativa é uma forma privatização.
Nesta terça-feira (22), Guto Silva afirmou que a redução de poder do Estado na Copel não afetará os programas sociais da companhia porque o dinheiro que banca os programas sai do caixa do governo e de programas federais. A partir de 2023, o parlamentar deve virar secretário de planejamento e gestão do governador reeleito Ratinho Júnior. 
"Independente do modelo que a Copel adote, o Estado do Paraná vai manter esses programas que compreende ser estratégicos, compreende dar segurança para os mais vulneráveis, então a ideia está dentro da peça orçamentária a manutenção destes aportes por parte do estado do Paraná".
Nesta terça, um grupo de servidores da Copel acompanhou uma sessão plenária na Casa de Leis que debateu a proposta e protestou contra a iniciativa do governo. 
Atualmente, no projeto Energia Solidária, 370 mil famílias que consomem até 150 quilowatts hora não pagam a conta de luz no Paraná; outras 130 mil famílias têm descontos progressivos, conforme o nível de consumo. 
Continua depois da publicidade
Indígenas, quilombolas, famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, idosos com 65 anos ou mais, pessoas com deficiência, quem recebe o chamado benefício de prestação continuada também são atendidos por diversos benefícios de redução ou isenção de conta de luz.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.