sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Saiba quem são os ministros anunciados por Lula

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) 
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (22) outros 16 nomes do primeiro escalão de seu futuro governo, que começa em 1º de janeiro de 2023. 
Com os anúncios, o número de ministros chega a 21 nomes. Fernando Haddad, Flávio Dino, Rui Costa, José Múcio Monteiro, Mauro Vieira e Margareth Menezes já haviam sido anunciados.
O governo eleito vem afirmando que o desenho da Esplanada dos Ministérios será similar ao do segundo mandato de Lula (2007-2010). 
Continua depois da publicidade
Fernando Haddad (PT) - Ministério da Fazenda
Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Haddad comandará o novo Ministério da Fazenda. A pasta será fruto do desmembramento do atual Ministério da Economia, que também dará origem aos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão. Veja o perfil completo.  
Rui Costa (PT) - Casa Civil
Atual governador da Bahia, com mandato até 31 de dezembro, o petista Rui Costa assume a Casa Civil, pasta que auxilia o presidente em suas atribuições e coordena a integração entre os ministérios. Costa é um dos principais aliados e articuladores de Lula. Veja o perfil completo.  
Flávio Dino (PSB) - Justiça e Segurança Pública
Ex-governador Maranhão e senador eleito pelo estado, Flávio Dino assumirá o novo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dino, que já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur, é um dos nomes da esquerda mais elogiados por Lula entre os que conquistaram mandato. Veja o perfil completo.  
José Múcio Monteiro - Defesa
Ex-presidente do Tribunal de Contas de União e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (segundo mandato de Lula), José Múcio Monteiro foi escolhido para chefiar a pasta da Defesa, ministério ao qual estão vinculados o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Ele é considerado um nome com bom trânsito entre militares. Veja o perfil completo.
Mauro Vieira (diplomata de carreira) - Relações Exteriores
Ex-ministro das Relações Exteriores (governo Dilma Rousseff), atual embaixador do Brasil na Croácia e ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos, Mauro Vieira foi escolhido para comandar novamente a pasta do Itamaraty. Veja o perfil completo
Continua depois da publicidade
Margareth Menezes - Cultura
Artista com mais de 10 álbuns lançados, várias indicações ao Grammy e mais de 20 turnês internacionais, Margareth Menezes foi escolhida para ser ministra da Cultura no novo governo. A cantora também fundou a Associação Fábrica Cultural, de combate ao trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direitos. Conheça a trajetória artística da cantora.
Alexandre Padilha - Relações Institucionais
Alexandre Padilha é médico infectologista formado pela Unicamp e tem 51 anos de idade. Além de ministro das Relações Institucionais, foi ministro da Saúde no governo Dilma entre 2011 e 2014. Ele foi o responsável pela implantação do Mais Médicos. Veja o perfil completo.
Anielle Franco - Igualdade Racial
Anielle Franco será ministra da Igualdade Racial no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Jornalista, escritora, educadora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros, Anielle é irmã de Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 14 de março de 2018.
É professora, palestrante, escritora e a atual diretora do Instituto Marielle Franco — que promove atividades culturais e educacionais para crianças como cineclubes, rodas de conversa, oficinas com contação de histórias e lançamentos de livros — e da Escola Marielles. Veja o perfil completo.
Camilo Santana - Educação 
Camilo Santana foi servidor público federal concursado quando ocupou, de 2003 a 2004, o cargo de superintendente do Ibama no Ceará. Em 2006, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do governo cearense. Quatro anos depois, foi eleito o deputado estadual mais votado do estado.  
Tornou-se secretário das Cidades do governo Cid Gomes (PDT) em 2012. Foi governador do Ceará durante dois mandatos, entre 2015 e 2022. Relembre fatos da era Camilo Santana no governo do Ceará. Nas eleições de 2022, foi eleito senador pelo povo cearense. Veja o perfil completo.
Continua depois da publicidade 
Cida Gonçalves - Mulheres
Nascida no interior de São Paulo, Aparecida Gonçalves participou da transição Lula. Mais conhecida como Cida Gonçalves, é especialista em gênero e violência contra mulher, foi secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres nos governos de Lula e Dilma Roussef (PT). É consultora em políticas públicas para o enfrentamento da violência doméstica e dá workshops a prefeituras e governos estaduais para atuação na área.  
Com atuação na militância dos direitos das mulheres, Cida coordenou o processo de articulação e fundação da Central dos Movimentos Populares no Brasil. Chegou a se candidatar pelo PT à deputada constituinte, em 1986, sendo a única mulher a disputar esse espaço. Nos anos de 1988 e 2000, também foi candidata pelo PT à vereadora no Mato Grosso do Sul. Veja o perfil completo.
Esther Dweck - Gestão
Ligada ao Partido dos Trabalhadores, Dweck já foi assessora econômica e secretária de Orçamento Federal nos governos da presidente Dilma Rousseff.
É doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia também pela UFRJ. Desde 2009, é Professora Adjunta do Instituto de Economia da UFRJ. Entre 2007 e 2009, foi professora substituta na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). 
Na área econômica, tem experiência em crescimento e desenvolvimento. Seu nome obteve apoio do Movimento "Elas no Orçamento", iniciativa colaborativa, apartidária e voluntária criada por mulheres da área de planejamento, orçamento e finanças públicas. Veja o perfil completo.
Geraldo Alckmin - Indústria e Comércio
Um dos fundadores do PSDB, Geraldo Alckmin, de 70 anos de idade, deixou o partido no final de dezembro de 2021, após mais de 30 anos. Na ocasião, afirmou que era um “tempo de mudança” e “hora de traçar um novo caminho”.
Formado em medicina, ingressou na política há 50 anos e, neste período, atuou em diversas funções: foi vereador, prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador de São Paulo. 
Alckmin disputou a Presidência da República duas vezes. Em 2006, quando perdeu no segundo turno para Lula, e em 2018, quando ficou em quarto, atrás de Jair Bolsonaro, Fernando Haddad e Ciro Gomes. Veja o perfil completo.
Continua depois da publicidade
Jorge Messias - AGU
Procurador da Fazenda Nacional, carreira que faz parte da AGU, Messias integra a equipe de transição de Lula. O futuro ministro atuou nas áreas jurídicas dos ministérios da Educação, Casa Civil e Ciência e Tecnologia. Ele foi subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência no governo de Dilma Rousseff.
Messias à época ficou conhecido por ter o nome citado em uma conversa entre Lula e Dilma, na qual a qualidade do áudio fez seu nome ser ouvido como “Bessias”. A conversa foi grampeada no âmbito da Operação Lava Jato e divulgada pelo então juiz Sérgio Moro. Veja o perfil completo
Luciana Santos - Ciência e Tecnologia 
Ex-deputada estadual e federal, Luciana é presidente nacional do PC do B, um dos partidos que estiveram com Lula na campanha eleitoral e que integrarão a base parlamentar do petista.
Natural do Recife, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, eleita em 2018 junto com Paulo Câmara (PSB). Ambos encerram o mandato neste mês. Na última eleição, Luciana concorreu novamente a vice-governadora, mas não se elegeu.
Luciana tem 57 anos, é engenheira e começou sua trajetória política no movimento estudantil. A futura ministra foi deputada estadual, deputada federal e prefeita de Olinda por dois mandatos. Também foi secretária estadual de Ciência e Tecnologia. Veja o perfil completo
Luiz Marinho - Trabalho
Marinho comandou o Ministério do Trabalho no governo PT, de 2003 a 2007. Também foi ministro da Previdência Social no segundo mandato de Lula.
Foi prefeito de São Bernardo do Campo entre 2009 e 2016. Nas eleições municipais de 2020, tentou retornar à prefeitura de São Bernardo do Campo, mas foi derrotado ainda no primeiro turno pelo candidato à reeleição Orlando Morando (PSDB).
Marinho Marinho também é o presidente do diretório estadual do PT. Veja o perfil completo.
Nisia Trindade - Saúde
Primeira mulher a assumir o Ministério da Saúde, é doutora em Sociologia, mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É presidente da Fiocruz desde 2017 e foi diretora da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fiocruz voltada para pesquisa e memória em ciências sociais, história e saúde, entre 1998 e 2005.
Participou da elaboração do Museu da Vida, museu de ciência da Fiocruz e atuou na implementação da Rede SciELO Livros e foi vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz. É autora de artigos, livros e capítulos com reflexões sobre os dilemas da sociedade nacional, sobretudo as cisões entre os "Brasis urbano e rural, moderno e atrasado". Veja o perfil completo.
Continua depois da publicidade
Márcio França - Portos e Aeroportos
França é formado em Direito e é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) há 34 anos. Começou como vereador em 1989, em São Vicente, no litoral paulista. Foi prefeito por dois mandatos da cidade no final dos anos 90.
Também foi deputado federal por dois mandatos consecutivos em 2006 e 2010 e secretário de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo, no governo Alckmin, em 2011. Foi vice-governador de São Paulo e assumiu o comando do estado entre 2018 e 2019, após Alckmin renunciar para concorrer à Presidência. Nas eleições de 2018, ficou em segundo lugar, perdendo para João Doria (PSDB) pela menor margem de votos na história do estado. Chegou a se candidatar ao governo de São Paulo em 2022, mas deixou a disputa para apoiar Fernando Haddad (PT) e tentar uma vaga no Senado. Não foi eleito. Veja o perfil completo.
Márcio Macêdo - Secretaria Geral
Márcio Costa Macêdo é biólogo pela Universidade Federal do Sergipe e foi eleito deputado federal nas eleições de 2010. Também ocupou o cargo de presidente dos Diretórios Municipal de Aracaju e Estadual de Sergipe do PT. Foi secretário municipal de Participação popular de Aracaju e superintendente do Ibama em Sergipe.
Entre 2007 e 2010, foi secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe na gestão do então governador Marcelo Déda. Em 2015, foi tesoureiro do PT, permanecendo no cargo até 2020. Atualmente, é um dos vice-presidentes nacionais do Partido dos Trabalhadores. Veja o perfil completo.
Silvio Almeida - Direitos Humanos
Silvio Almeida é professor, filósofo e advogado. Fez parte da transição e é considerado um dos maiores especialistas em questões raciais no país. Almeida é doutor pela Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o pós-doutoramento e graduado em Filosofia pela USP.
É pesquisador do programa de pós-doutorado da Faculdade de Economia da USP, professor de graduação e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico do Mackenzie. Além disso, é presidente do Instituto Luiz Gama, uma associação civil sem fins lucrativos formada por acadêmicos, juristas e militantes de movimentos sociais que atua na defesa das causas populares, com ênfase em raça, minorias e direitos humanos.
Também é professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP) e na Escola de Direito de São Paulo da FGV. O ministro foi, ainda, professor visitante da Universidade de Columbia (EUA) e da Universidade de Duke (EUA). Almeida é autor de uma série de livros e publicações, como "Racismo estrutural" (2019) e "O direito no jovem Lukács: A filosofia do direito em 'história e consciência de classe'" (2006). Veja o perfil completo.
Continua depois da publicidade
Vinícius Marques - CGU
Vinícius Marques é doutor em Direito pela USP e em Direito Comparado pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne. Especialista em políticas públicas e gestão governamental do Governo Federal de 2006 a 2016, Secretário de Direito Econômico entre 2011 e 2012, Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de 2012 a 2016 e Yale Greenberg World Fellow em 2016. Marques integrou a equipe de transição e agora terá status de ministro à frente do CGU (Controladoria-Geral da União). Veja o perfil completo.  

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.