quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

PT do Paraná lamenta invasão de igreja no Largo da Ordem; vereadores criticam ato

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BANDA B Imagem: Divulgação
O Partido dos Trabalhadores (PT) lamentou a invasão à Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Largo da Ordem, liderada pelo vereador petista Renato Freitas neste domingo (06). Em nota, o partido afirma que não participou “nem da organização nem da decisão de adentrar o templo religioso”.
A ocupação aconteceu após protestos por conta da morte do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, no Rio de Janeiro. Um vídeo mostra o vereador de Curitiba discursando no interior da igreja com um megafone.
No comunicado, o PT diz ainda que defende a liberdade de expressão e a liberdade religiosa, além de se solidarizar com a família de Moïse. Para o partido, os vídeos da invasão “evidenciam que no momento em que os manifestantes estiveram no interior da paróquia, a missa já havia terminado e o templo estava vazio”.
Continua depois da publicidade
“O PT é defensor histórico da liberdade religiosa, aliás, entre outras frentes de luta, o PT nasceu dentro das comunidades eclesiais de base e das lutas pastorais, que é um partido plural e que reconhece na CNBB uma importante aliada no combate ao discurso de ódio e de intolerância que estão impregnados em nossa sociedade”, diz a nota.
Arquidiocese de Curitiba
A manifestação, que segundo a Arquidiocese de Curitiba aconteceu no mesmo horário da celebração da Missa, foi repudiada pela instituição nesta segunda-feira (7).
Em nota, assinada pelo arcebispo Dom José Antonio Peruzzo, os protestos foram classificados como agressivos. Além disso, afirmou que a Igreja Católica foi “profanada”.
Vereadores
Outros vereadores de Curitiba também se manifestaram sobre a invasão à Igreja Nossa Senhora do Rosário.
O vereador Eder Borges (PSD), que é vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba, disse à Banda B na manhã desta segunda-feira (7), que vai entrar com uma representação contra o vereador Renato Freitas e também contra a vereadora Carol Dartora, ambos do PT.
Em nota, a assessoria da vereadora Dartora disse que ela não se manifestou dentro da igreja.
O vereador Pier Petruzziello disse que vai tomar as medidas necessárias para pedir a cassação do vereador Renato Freitas.
“Vereador deve lutar pela defesa do patrimônio material e imaterial de sua cidade. Nesse caso violou os dois”, escreveu o parlamentar nas redes sociais.
Já o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, repudiou violações às liberdades religiosas e locais de culto e disse que os fatos serão apurados pela casa legislativa. A declaração foi dada em plenário durante a sessão desta segunda
Continua depois da publicidade
Nota do Partido dos Trabalhadores (PT)
“No dia 05 de fevereiro de 2022, aconteceu em Curitiba uma manifestação convocada por Movimentos Sociais, para repudiar o brutal assassinato de Moïse Kabagambe, ocorrido em 24 de janeiro no município do Rio de Janeiro. Moïse era um jovem congolês, refugiado no Brasil, país no qual, junto de sua família, buscou amparo e melhores condições de vida. O jovem foi espancado até a morte por reivindicar salário que estava em atraso. Foi vítima de racismo, xenofobia e aporofobia, por algozes que continuam a reproduzir a ideologia escravagista.
No último sábado, aconteceram em diversas cidades do país, e até mesmo de outros países, manifestações para cobrar justiça e denunciar o racismo estrutural que lamentavelmente faz parte de nossa sociedade.
Em relação ao ato público que ocorreu em Curitiba, a Comissão Executiva Estadual do PT do Paraná lamenta o episódio e esclarece que não participou nem da organização nem da decisão de adentrar o templo religioso. Há, por parte da imprensa tendenciosa, a manipulação de fatos para prejudicar o Partido dos Trabalhadores, pois os vídeos evidenciam que no momento em que os manifestantes estiveram no interior da paróquia, a missa já havia terminado e o templo estava vazio.
Aproveitamos para reafirmar nosso compromisso com o direito à vida e contra toda e qualquer forma de discriminação. Defendemos a liberdade de expressão, nos solidarizamos com a família de Moïse e repudiamos o racismo e a xenofobia que devem ser extirpados de nossa sociedade, com uma luta diária e permanente, que deve contar com o afinco de todos e todas.
O PT é defensor histórico da liberdade religiosa, aliás, entre outras frentes de luta, o PT nasceu dentro das comunidades eclesiais de base e das lutas pastorais, que é um partido plural e que reconhece na CNBB uma importante aliada no combate ao discurso de ódio e de intolerância que estão impregnados em nossa sociedade.
Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores do Paraná
Arilson Chiorato, presidente do PT-PR
Angelo Vanhoni, presidente do PT Curitiba“
MATÉRIA RELACIONADA:

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.