sexta-feira, 29 de maio de 2020

Centrão: Bolsonaro admite entregar cargos, mas “de terceiro escalão”

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: METROPOLES Imagem: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu nesta quinta-feira (28/05) que está negociando cargos com o chamado Centrão – bloco informal de partidos que conta com aproximadamente 200 parlamentares – em troca de apoio no Congresso Nacional. O chefe do Executivo, no entanto, alegou que vem entregando apenas cargos de “segundo e terceiro escalão”, não “ministérios, estatais ou bancos oficiais”.
Continua depois da publicidade
O Centrão reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita. A aproximação de Bolsonaro do bloco é uma tentativa do Executivo para barrar a abertura de um eventual processo de impeachment, além de formar uma base estável para aprovar projetos de interesse do governo e barrar eventuais denúncias no Congresso.
“O que eu fiz de dois meses pra cá: ‘Olha, temos que ter uma agenda positiva para o Brasil. Vou começar a conversar com os partidos de centro também’. Eu conduzi as conversas nos últimos dois meses e conversei com os líderes e presidentes de partidos. Sim, alguns querem cargos. Não vou negar isso daí. Alguns, não são todos. Agora, em nenhum momento nós oferecemos ou eles pediram ministérios, estatais ou bancos oficiais”, disse o presidente durante transmissão ao vivo nas redes sociais.
Na transmissão, Bolsonaro citou o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para explicar as nomeações feitas pelo governo até agora. “Você pega o MDR, por exemplo, que tem uma estrutura gigantesca, que em grande parte tem uma atuação no Nordeste. E tem cargo na ponta da linha, segundo e terceiro escalão, que estava na mão de pessoas de governos anteriores ao Temer. Então, nós trocamos algum cargo neste sentido, atendemos, sim, alguns partidos neste sentido”, declarou.
Continua depois da publicidade
“Se eu estiver bem em 2022, há interesse de alguns parlamentares desses estados em ter o seu respectivo candidato a governo, se eu poderia entrar neste acordo em alguns estados do Brasil. Há estados que, nós sabemos aqui, eu não vou ter poder para eleger uma pessoa indicada por nós lá e conversamos: ‘Olha, eu apoio, neste estado aqui, qual o perfil do seu governador? É este. Tudo bem. Se eu estiver bem, se eu vier candidato à reeleição, tudo bem’. E eles não ganham lá, eles sozinhos. Precisam do apoio de terceiro. Porque, por exemplo, tem estado do Nordeste, em especial, que o PT está forte. Você pega quase todos os estados, o PT é muito forte, e para derrotá-los você tem que somar todas as forças do outro lado. E, para mim, com todo respeito que eu tenho ao Parlamento brasileiro, eu prefiro deputados destes outros partidos do que do PT”, acrescentou.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.