sexta-feira, 27 de setembro de 2019

FATO OU FAKE? Greta Thunberg é financiada por George Soros?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

Texto compartilhado nas redes sociais afirma que a ativista sueca Greta Thunberg é financiada pelo magnata George Soros! Será verdade?
No final de setembro de 2019, após a adolescente sueca Greta Thunberg discursar na ONU a respeito das mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo, vários rumores contra a garota começaram a se espalhar através das redes sociais.
Uma delas afirma que Greta seria, na verdade, uma agente financiada pelo empresário George Soros para atender aos interesses globalistas da Esquerda.
Continua depois da publicidade
Será que isso é verdade?
George Soros é um húngaro-americano que mantém, além de diversos investimentos em empresas e negócios nos Estados Unidos, uma instituição filantrópica chamada Open Society Foundation. No site da entidade há uma relação de todos os projetos e pessoas que são financiadas pela ONG e, como podemos ver nesse link, o nome Greta Thunberg não aparece em nenhuma busca.
Também não encontramos nem o nome da ativista e tampouco o nome da Fridays For Future – uma das ONGs que estão financiando as viagens da ativista pelo mundo – dentre os beneficiados pela instituição fundada por Soros.
Como quem está acusando o envolvimento de Greta Thunberg com George Soros não apresentou nenhuma prova (e cabe ao acusador o ônus da prova), estamos aguardando os links com as provas aqui nos comentários.
Nessa reportagem da Daily Dot, podemos ver que o discurso da ativista não agradou muito aos conservadores, o que iniciou uma série de notícias inverídicas contra a menina.
Alguns sites e blogs chegaram à conclusão de que a jovem Greta esteja sendo manipulada por George Soros simplesmente pelo fato da garota aparecer em fotos ao lado da alemã Luisa Neubauer. Segundo o boato, a ativista alemã líder da Fridays For Future seria a mentora de Greta que teria recebido financiamento de George Soros para manipular a adolescente sueca.
Acontece que, como podemos ver em reportagens como essa da Woman Post, Luisa é conhecida como a “Greta Alemã” pela inspiração que teve na colega sueca. Logo de cara, percebemos que Luisa não é mentora de Greta e, sim, a Greta é que é uma inspiração para ela. Além disso, a única “prova” da ligação entre as duas são as fotos em que ambas aparecem juntas em alguns eventos, o que não quer dizer muita coisa.
Continua depois da publicidade
A ONG ONE – que foi criada pelo vocalista Bono Vox, da banda U2 e agrupa 11 ONGs humanitárias – não esconde (e até deixa bem claro) que recebeu doações da Open Society Foundation de cerca de US$ 25 mil desde 2017 (cá entre nós, um valor muito baixo para sustentar uma teoria como essa). Só que essa não foi a única entidade que contribuiu com a ONE. Empresas como a Coca-cola e entidades com a Bill and Melinda Gates Foundation também já fizeram doações para a ONE.
Quanto à Fridays For Future, boatos insinuando que esse movimento seria movido por “figuras ocultas” circulam até hoje. O ministro belga Joke Schauvliege pediu demissão após afirmar que “órgãos de inteligência do País” teriam comprovado que a Fridays For Future sobrevivia de “doações ilícitas” e os tais órgãos negaram a informação.
Vítima de fake news
Essa não foi a primeira fake news envolvendo a adolescente sueca. Na última semana de setembro de 2019, desmentimos aqui no E-farsas uma fotomontagem que “provava” que Greta Thunberg seria neta de George Soros.
Conclusão
Não há provas de que Greta Thunberg seja financiada por George Soros e tampouco que ela esteja sendo paga por “globalistas” para discursar em favor do meio ambiente!

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.