sábado, 13 de julho de 2019

FATO OU FAKE? A NASA afirmou que um asteroide poderá atingir a Terra em outubro de 2019?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação


Desde o início de julho de 2019, uma alarmante notícia vem sendo veiculada em inúmeros sites de notícias. Basicamente, a absoluta maioria das manchetes menciona, que a NASA teria dito, que um asteroide denominado “2007 FT3” poderia atingir nosso planeta! Quando? No dia 3 outubro deste ano. Como exemplo dessa divulgação podemos citar os sites “Olhar Digital” e “Metrópoles“.
Segundo o “Olhar Digital”, o “FT3 possui tem um poder equivalente a 2.700.000.000 de toneladas de TNT e pode acabar com a vida humana“. Porém, ainda de acordo com o texto, “a probabilidade de impacto, apesar de existente, é baixa: para a aproximação de 3 de Outubro deste ano ela é de uma em 11 milhões, ou seja, há 99.9999908% de chances de ele errar o alvo“. Já o “Metrópoles” disse: “com altíssimo poder destrutivo, o asteroide passará perto da Terra 165 vezes entre 2019 e 2116“.
E não foram somente sites de notícias que divulgaram essa história.
Continua depois da publicidade 
Diversos canais no YouTube, desde aqueles de caráter conspiratório até aqueles que prometem levar a sério aquilo que abordam, vêm ajudando substancialmente a alimentar o caos com títulos e thumbnails visivelmente sensacionalistas. Enfim!
De qualquer forma, será que algum ponto dessa história é verdadeiro? O “2007 FT3” passará próximo da Terra em outubro deste ano? Ele está vindo realmente em nossa direção? Caso estivesse, ele realmente acabaria com a civilização humana? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! O asteroide “2007 FT3” não irá passar próximo da Terra em outubro de 2019. Isso está previsto apenas para 11 de outubro de 2068, quando o asteroide deve passar a uma distância de 24 milhões de quilômetros da Terra (0.16 AU). Para vocês terem uma ideia, a Lua está a uma distância média de 384 mil quilômetros do nosso planeta, ou seja, o “2007 FT3” deve passar cerca de 62,5 vezes a distância da Lua em relação a Terra. E isso é uma distância significativa.

Para completar, não há nenhum comunicado ou nota da NASA sobre uma eventual ameaça ou possibilidade de colisão em outubro deste ano. Tudo que temos é uma péssima divulgação científica por parte de inúmeros sites e diversos canais no YouTube.
Num hipotético cenário de colisão, o “2007 FT3” também não acabaria com a civilização humana. Portanto, se você leu ou ouviu isso em algum lugar, saiba que mentiram para você. Lamentável! Porém, é isso que ocorre, quando a divulgação científica é trocada por cliques.
Vamos explicar direitinho como essa história surgiu e o que existe de realidade por trás disso.
Como Tudo Isso Começou a Circular na Mídia?
Toda essa história sobre um possível impacto do “2007 FT3”, em outubro deste ano, começou no famigerado tabloide britânico “Daily Express”, no dia 7 de março de 2019. Particularmente, considero esse tabloide um dos piores do mundo! Ele só “perde” para também britânico “Daily Star”. Nenhum site de notícia ou canal do YouTube que se preze deveria utilizá-lo como fonte.
Continua depois da publicidade
No entanto, foi exatamente isso que o site “Olhar Digital” fez. O texto em português é basicamente uma tradução parcial do texto original acrescido de erros gramaticais. De qualquer forma, aconteceu uma situação pior na Rússia. Isso porque o canal “REN-TV” divulgou que a colisão desse asteroide com a Terra seria inevitável! Foi uma baita lambança! Eles ainda tentaram justificar que as informações seriam provenientes da NASA, mas não colou. Acabaram deletando a publicação.
Algumas Informações Estão Corretas
Algumas informações, no entanto, procedem. O asteroide foi realmente descoberto em 2007 (vide o ano que consta em sua denominação), e foram realizadas 14 observações (nos dias 20 e 21 de março daquele ano). Atualmente ele é classificado como NEO e PHA. O que isso significa? Bem, NEO é o acrônimo para a expressão inglesa “Near-Earth Object” (“Objetos Próximos à Terra“, em português). Já PHA é a sigla para a expressão “Potentially hazardous object” (“Objeto Potencialmente Perigoso”).
O tamanho estimado do “2007 FT3” é de 340 metros! Sua massa é de 55 bilhões de quilos e, se fosse atingir nosso planeta, assim o faria a aproximadamente 72.000 km/h e o impacto liberaria uma energia estimada em 2.700 megatons. Para completar, esse asteroide demora 428 dias para dar uma volta completa ao redor do Sol.
Onde Está o Problema?
O tabloide britânico “Daily Express” extraiu a informação relacionada a outubro deste ano do “Sentry”. O “Sentry” é um programa de computador desenvolvido para analisar automaticamente os catálogos astronômicos em busca de asteroides, que no futuro possam colidir com a Terra. O programa analisa os catálogos para potenciais colisões nos próximos 100 anos.
Ao acessarmos as informações do “2007 FT3”, no Sentry, realmente nos deparamos com a informação que o asteroide passaria “próximo” da Terra em outubro deste ano. A probabilidade de impacto era de 1 em 11.000.000! Isso resultava em 99.9999908% de chances de não colidir com a Terra! Tudo indicava que não haveria colisão alguma. Portanto, todo sensacionalismo já seria dispensável somente com essas informações.
Continua depois da publicidade
Entretanto, as informações disponibilizadas na página do Sentry foram computadas em 11 de abril de 2017! Ao acessarmos o Banco de Dados de Pequenos Objetos do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, encontramos informações bem mais atualizadas, de 11 de dezembro de 2018!
Segundo as informações contidas nesse banco de dados, o “2007 FT3” passará “próximo” da Terra somente em 11 de outubro de 2068. Após essa data, somente em 2187! Muito provavelmente, a órbita do “2007 FT3” foi corrigida em algum momento entre abril de 2017 e dezembro de 2018.
Esse erro na hora de consultar as informações demonstrou ser determinante para a disseminação de informações falsas ou incorretas.
A Maneira Mais Fácil de Determinar se um Objeto é uma Ameaça a Terra!
A maneira mais fácil de determinar se existe uma real ameaça ao nosso planeta é observar o status dos objetos de acordo com a escala de Turim ou Palermo.
A escala de Turim baseia-se nas dimensões do corpo celeste e na probabilidade de colisão atribuindo-lhe um nível, que vai do nível 0 (nenhum risco iminente) ao nível 10 (colisão capaz de alterar todo o clima do planeta causando uma catástrofe global). Sabe qual era o nível do “2007 FT3” no Sentry? Zero. Sim, zero.
Já a escala de Palermo é mais rigorosa. Ela leva em consideração as probabilidades numéricas de colisões e energia de impacto, levando em consideração o ângulo de entrada do asteroide e a velocidade de aproximação da Terra. Contudo, se o valor estiver abaixo de -2, então não há com o que se preocupar. E sabem qual era o valor do “2007 FT3″ nessa escala? Cerca de -2,82.
E Onde o “2007 FT3” Estará em 3 de Outubro de 2019?
Confira abaixo a posição e a distância estimada que o “2007 FT3” estará em relação a Terra no dia 3 de outubro de 2019:
Visualmente vocês podem notar, que ele não estará nem um pouco próximo da Terra. Estima-se que ele estará a uma distância de 0,93 AU (1 AU = 150 milhões de km), ou seja, quase 140 milhões de quilômetros de distância do nosso planeta. Esse valor também foi obtido, quando geramos as efemérides do “2007 FT3” através do sistema HORIZONS.
Enfim, acreditamos que isso encerre as discussões sobre quão distante ele estará nesse dia. Nem um pouco perto. MATÉRIA COMPLETA.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.