sábado, 20 de julho de 2019

FATO OU FAKE? Crianças atravessam diariamente um rio em sacos plásticos! Será verdade?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

Fotos de crianças dentro de sacos plásticos atravessando um rio chocaram muitos usuários no Facebook. Somente a publicação de uma usuária chamada F.A. (arquivo) obteve mais de 80 mil compartilhamentos em cerca de 48h. A descrição das fotos, no entanto, não apresentava maiores detalhes. Não citava a data e nem o local da ocorrência, por exemplo. Para completar, nenhuma fonte credível foi mencionada.
Enfim! Será que essas fotos são mesmo verdadeiras? Crianças estão diariamente atravessando um rio em sacos plásticos? Qual a realidade por trás das imagens?
Continua depois da publicidade
Verdadeiro ou Falso?
Porém, elas refletem uma situação que viralizou nas redes sociais em setembro de 2018, no Vietnã! Além disso, não eram apenas crianças que atravessavam o rio dessa forma, mas adultos também. A periodicidade da travessia era praticamente semanal, em vez de diária, e “apenas” quando as águas do rio estavam turbulentas, durante a estação chuvosa, no extremo noroeste do país. Fora isso a travessia era feita através de balsas ou de uma ponte temporária.
Em relação ao tempo de oxigênio disponível, não encontramos maiores informações, mas visivelmente o tempo era bem curto. Isso sem contar, é claro, com a sensação inerente de sufocamento. De qualquer forma, ao pesquisarmos sobre esse caso, nos deparamos com uma situação idêntica ocorrida em 2014, ou seja, aparentemente esse tipo de travessia era recorrente, ao menos nessa região do Vietnã. Após a viralização das imagens, naquela época, o governo local prometeu construir uma ponte suspensa segura para os moradores. Não foi dado nenhum prazo para a conclusão das obras.

Vamos explicar direitinho essa história para vocês!
As Fotos Divulgadas pelo Site da Rádio “Voz do Vietnã”
Em setembro de 2018, o site da rádio “Voz do Vietnã” publicou uma série de fotos de estudantes atravessando um rio, em sacos plásticos, na província de Điện Biên, no extremo noroeste do Vietnã. Segundo Vang A Po, chefe da comuna de Na Sang, a localidade contava com cerca de 40 alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Continua depois da publicidade
 Eles permaneciam na escola durante a semana e, muitas vezes, voltavam para casa no fim de semana.
Esse vilarejo era um dos mais remotos da comuna de Na Sang, localizada no distrito de Muong Cha. A localidade possuía apenas 75 casas e 500 habitantes! Resumindo? Era um lugar bem remoto mesmo, em meio as montanhas.
Cinco Horas para Chegar na Escola!
A estrada que ligava o vilarejo de Huoi Ha até a escola, na região central da comuna, tinha apenas 20 km. Entretanto, quando chovia, a estrada ficava enlameada e praticamente intransitável. Assim sendo, alternativamente, era necessário atravessar o rio Nam Chim e seguir caminho pelo meio da floresta! Para vocês terem uma ideia, levava até cinco horas para as crianças chegarem até a escola.
Durante o período de estiagem, as crianças conseguiam atravessar o rio por meio uma ponte de madeira, mas durante a estação chuvosa, de junho a outubro, elas geralmente precisavam atravessar o rio através de balsas de bambu sendo auxiliadas por cordas ou através de sacos plásticos.


Obviamente, os moradores desejavam que uma ponte fosse construída no local, mas nada havia sido feito pelas autoridades públicas para melhorar a situação. Por sua vez, a comuna planejava construir uma estrada, mas ainda não tinha feito nada devido a falta de verbas.
E por qual motivo os pais arriscavam a vida dos filhos? Para os pais, a educação era a única forma que os filhos tinham para sair da pobreza.
Atividade Incomum?
De acordo com Nguyen Minh Phu, chefe do distrito de Muong Cha, atravessar o rio utilizando sacos plásticos não era uma atividade comum dos moradores de Huoi Ha. Eles só utilizavam esse método quando o nível das águas estava alto e, consequentemente, inseguro para passar pela ponte temporária devido à turbulência das águas.
Continua depois da publicidade
Ele estimou que precisaria de 6 bilhões de dongs vietnamitas (cerca de R$ 1 milhão pela cotação atual) para construir uma ponte sobre o rio Nam Chim. Entretanto, transportar os materiais de construção ao longo da enlameada e estreita estrada poderia ser um empecilho. Assim sendo, a construção de estradas deveria ser priorizada. Ele acrescentou que o distrito esperava obter um financiamento do governo para o projeto.
Adultos Também Atravessavam em Sacos Plásticos!
Nguyen Minh Quy, professor do vilarejo de Huoi Ha, admitiu que ele e alguns colegas também usavam sacos plásticos para atravessar o rio Nam Chim.
É muito importante destacar que a região noroeste do Vietnã é um dos locais mais inóspitos para se viver no país. Há enchentes descomunais durante a época chuvosa e a seca assola a região no período de estiagem. A região também abriga muitas minorias étnicas e famílias de baixa renda.
A Pressão da Mídia!
Após uma série de matérias veiculadas na imprensa local, assim como nas agências de notícias ao redor do mundo, as autoridades públicas foram até o vilarejo. Em uma análise preliminar, realizada no fim de setembro de 2018, constataram que havia a possibilidade da criação de uma ponte no local.
Conclusão
Continua depois da publicidade 
As fotos são verdadeiras! Porém, elas refletem uma situação que viralizou nas redes sociais em setembro de 2018, no Vietnã! Além disso, não eram apenas crianças que atravessavam o rio dessa forma, mas adultos também. A periodicidade da travessia era praticamente semanal, em vez de diária, e “apenas” quando as águas do rio estavam turbulentas, durante a estação chuvosa, no extremo noroeste do país. Fora isso a travessia era feita através de balsas ou de uma ponte temporária.
Em relação ao tempo de oxigênio disponível, não encontramos maiores informações. Evidentemente, esse tempo pode variar dependendo do espaço no interior do saco plástico e nervosismo do indivíduo. Porém, sem dúvida alguma, esse tempo é muito curto. Isso sem contar, é claro, com a sensação inerente de sufocamento.
De qualquer forma, ao pesquisarmos sobre esse caso, nos deparamos com uma situação idêntica ocorrida em 2014, ou seja, aparentemente esse tipo de travessia era recorrente, ao menos nessa região do Vietnã. Após a viralização das imagens, em setembro de 2018, as autoridades da província de Điện Biên prometeram construir uma ponte suspensa no local. Não foi dado nenhum prazo, mas esperamos que essa situação se resolva o mais brevemente possível. Por outro lado, é difícil imaginar que isso não irá acontecer em algum outro vilarejo nos próximos meses.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.