domingo, 3 de março de 2019

Após velório, Lula retorna para carceragem da PF em Curitiba


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PARANA PORTAL Imagem: Divulgação


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou para carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, na tarde deste sábado (2), após participar do velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, de sete anos, que faleceu em decorrência de uma meningite meningocócica. Um grande esquema de segurança foi montado para que o petista deixasse o prédio e seguisse até São Bernardo do Campo.
Cabisbaixo, Lula não chegou a acenar para os aproximadamente 30 apoiadores que gritavam por ele na parte externa do complexo da PF.
Roteiro
O ex-presidente saiu da PF em um helicóptero da Polícia Civil do Paraná, por volta das 7h.
Continua depois da publicidade 
De lá pegou o avião, cedido pelo governador Ratinho Junior (PSD), no aeroporto do Bacacheri e seguiu até o estado vizinho. A aeronave paranaense foi emprestada atendendo a um pedido da PF e pousou no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por volta das 8h30.
Ele já estava sendo aguardado por agentes da Polícia Federal. Um forte esquema de segurança foi organizado para o deslocamento do ex-presidente até o local do velório.
Perto das 10h20, Lula embarcou em um helicóptero para ir até São Bernardo do Campo. De um heliponto, ele seguiu em um carro escoltado. O petista chegou ao cemitério próximo das 11h e foi aplaudido por populares.
O ex-presidente deixou o cemitério por volta das 13h e iniciou o processo de retorno para Curitiba.
Às 13h20, Lula embarcou em um helicóptero da PM em um heliponto próximo ao local de velório.
O embarque em Congonhos aconteceu às 14h e logo na sequência o avião decolou para Curitiba. Às 15h45, o ex-presidente já estava novamente na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba.
Arthur morreu por volta de 12h, desta sexta-feira, no Hospital Bartira, em Santo André. Ele foi internado no início da manhã.
Após a notícia da morte, a saída temporária de Lula foi recomendada pelo Ministério Público Federal (MPF) e autorizada pela juíza Carolina Moura Lebbos, da 12° Vara Federal de Curitiba, responsável pela execução penal do ex-presidente.
O corpo de Arthur começou a ser velado às 22h desta sexta-feira e foi cremado no início da tarde de sábado (2), no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo.
O menino visitou o avô duas vezes desde que Lula foi preso na Justiça Federal, no dia 7 de abril do ano passado, em Curitiba.
Continua depois da publicidade 
Além disso, foi fotografado várias vezes em frente ao prédio onde o ex-presidente está e participou de algumas manifestações de apoio ao petista. Arthur era filho de Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente.
Primeira saída 
Esta é a primeira vez que Lula deixa Curitiba após sua prisão, no dia 7 de abril de 2018, em decorrência de condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), investigado na Lava Jato. Lula foi condenado pelo então juiz federal Sergio Moro e teve sua pena aumentada após recorrer à segunda instância para 12 anos e um mês.
E fevereiro, Lula foi condenado pela segunda vez na Lava Jato, dessa vez pela juíza Gabriela Hardt, que substitui Moro após ele deixar o cargo para a assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro. Nessa sentença, Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pelo caso do sítio de Atibaia (SP). Ele ainda não cumpre a segunda sentença por se tratar de condenação em primeira instância.
No mês passado, o irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, morreu aos 79 anos. A defesa de Lula pediu autorização à Justiça para que o petista fosse ao velório. A resposta positiva, vinda do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), só veio quando a cerimônia estava em seu fim. Nesse cenário, Lula se recusou a deixar sua cela.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.