By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BANDA B – Imagem: Divulgação
A Volkswagen inicia, a partir desta
sexta, 1º, o recolhimento de 194 carros da marca que foram vendidos
inadequadamente entre 2008 e 2018. Em um recall inédito no
País, a empresa vai pagar aos proprietários o valor da tabela Fipe (referência
no mercado para preços de veículos usados) e destruí-los. Trata-se de veículos
pré-série da frota da empresa vendidos por engano.
O carro pré-série é usado em testes
para ajustar a linha de montagem para a produção em série – de maior volume e
que vai para as revendas. Esses modelos também são usados em testes de rodagem
para verificar, por exemplo, desempenho e para corrigir últimos detalhes antes
do lançamento. Eles não são homologados para venda e, tradicionalmente, são
destruídos por não possuírem todas as certificações obrigatórias.
Em comunicado divulgado nessa
quarta, 30, a Volkswagen informa que os veículos foram montados sem registro de
liberação – uma espécie de currículo de cada produto contendo dados e numeração
de todos os componentes e materiais usados em sua produção.
Continua depois da publicidade
“Pela falta de documentação técnica
interna de montagem do veículo não é possível assegurar que as 194 unidades em
questão atendam aos padrões e regulamentos exigidos”, diz o anúncio do recall.
Segundo a fabricante, “há riscos de
possível falha de funcionamento de componentes e sistemas, com risco de
acidentes” Como a empresa não tem condições de verificar se há de fato defeito
em algum componente, a alternativa é recolher o veículo e transformá-lo em
sucata.
A Volkswagen informa ainda que
criou processo interno para não permitir mais a venda de veículos pré-série,
embora não exista uma regra oficial que proíba a comercialização, desde que os
modelos usados em testes tenham a documentação correta e sejam vendidos como usados.
Ação semelhante de recall foi
anunciada pela Volkswagen na Europa, Estados Unidos e outros países em
dezembro, quando foi feita convocação de 6,7 mil veículos pré-série vendidos
como se tivessem passado pelo processo comum de produção.
Nessas regiões os veículos também
estão sendo recomprados pela fabricante para serem destruídos, a maior parte de
clientes na Alemanha, onde está a sede da montadora.
Continua depois da publicidade
Modelos
No Brasil, estão envolvidos
no recall os modelos importados Touareg, CC, Passat, Passat
Variant, Tiguan e os nacionais Golf, up!, Fox, Cross Fox, Saveiro, Polo, Polo
Sedan, Gol, Parati e Voyage.
A empresa informou que nesses 11
anos produziu cerca de 7 milhões de veículos no Brasil e a falta de
documentação técnica foi identificada apenas nas 194 unidades que serão
compradas dos proprietários agora.
Será oferecido como pagamento o
valor de 100% da tabela Fipe e o proprietário que não quiser entregar o carro
terá de assinar um termo de responsabilidade. Os números dos chassis envolvidos
estão no site da empresa, que também pretende comunicar individualmente cada
dono.
Esse tipo de recall é
inédito no Brasil por se tratar de venda de produtos que deveriam ter sido
destruídos. Uma ação de recompra de carros que já estavam no mercado também foi
feita pela Ford em 2008, cerca de um ano após a aquisição da empresa brasileira
Troller, fabricante de jipes e picapes no Nordeste.
Ao todo, 77 unidades da picape
Pantanal foram retiradas de circulação por riscos de trincas no chassi,
descobertos em testes de qualidade realizado pela Ford.
Continua depois da publicidade
Confira, abaixo, os chassis
envolvidos no recall
MODELO
|
ANO-MODELO
|
CHASSIS NÃO
SEQUENCIAIS
|
Volkswagen Touareg
|
2013 e 2015
|
WVGVF67P7DD011212
|
Touareg
|
2013 e 2015
|
WVGVF67P0DD011214
|
Touareg
|
2013 e 2015
|
WVGVF67P9FD000280
|
Touareg
|
2013 e 2015
|
WVGVE67P3FD004165
|
Touareg
|
2013 e 2015
|
WVGVF67P5FD004388
|
Volkswagen CC
|
2013 e 2016
|
WVWBC63C7DE519774
|
CC
|
2013 e 2016
|
WVWBC63C2DE520427
|
CC
|
2013 e 2016
|
WVWBC63C8DE521226
|
CC
|
2013 e 2016
|
WVWBD63C2GE508067
|
Volkswagen Passat
|
2013
|
WVWMG83C7DP009759
|
Passat
|
2013
|
WVWMG83C0DP010154
|
Passat Variant
|
2013
|
WVWRG83C6DE019104
|
Volkswagen Tiguan
|
2013 e 2015
|
WVGSV65N4DW014306
|
Tiguan
|
2013 e 2015
|
WVGSV65N3DW519611
|
Tiguan
|
2013 e 2015
|
WVGSV65NXFW016449
|
Volkswagen Golf
|
2015, 2016 e 2017
|
FW094744 até H4000452
|
Up!
|
2014
|
ET500039 até ET500077
|
Fox e CrossFox
|
2015, 2016, 2017 e 2018
|
F4001762 até J4000040
|
Saveiro
|
2009, 2015, 2017 e 2018
|
9P082682 até JP100759
|
Volkswagen Polo
|
2009, 2010, 2011 e 2014
|
9BWAB49N69P019666
|
Polo
|
2009, 2010, 2011 e 2014
|
9BWAB49N79P020017
|
Polo
|
2009, 2010, 2011 e 2014
|
9BWAE49N8AP000001
|
Polo
|
2009, 2010, 2011 e 2014
|
9BWDB49N0BP000002
|
Polo
|
2009, 2010, 2011 e 2014
|
9BWAB49N5EP000004
|
Volkswagen Polo Sedan
|
2009 e 2014
|
9BWJB49NX8P038428
|
Polo Sedan
|
2009 e 2014
|
9BWJB49N28P038679
|
Polo Sedan
|
2009 e 2014
|
9BWDE49N79P000015
|
Polo Sedan
|
2009 e 2014
|
9BWDB49N7EP000003
|
Volkswagen Gol
|
2010, 2011, 2014 e 2016
|
AP012368 até GP185049
|
Parati
|
2009 e 2011
|
9BWGB45W69P083389
|
Parati
|
2009 e 2011
|
9BWGB05W3BP000001
|
Parati
|
2009 e 2011
|
9BWGB05W0BP025342
|
Volkswagen Voyage
|
2010
|
9BWDB05U0AT034050
|
Voyage
|
2010
|
9BWDA45U5AT035060
|
Voyage
|
2010
|
9BWDB45U4AT039887
|
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.