segunda-feira, 19 de março de 2018

Prefeitos da AMCESPAR assinam protocolo de intenções para instalação do SAMU Regional


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO NAJUÁ Imagem: Paulo H Sava (Rádio Najuá)

Prefeitos dos municípios integrantes da AMCESPAR assinaram na última quarta-feira, 14, um protocolo de intenções para instalação do SAMU Regional. A assinatura ocorreu após uma reunião com técnicos do SAMU na sede da AMCESPAR. Prefeitos, secretários de saúde, técnicos e presidentes dos Conselhos de Saúde dos municípios da região estiveram presentes no evento.
Durante o evento, os técnicos explicaram de que forma irão ocorrer os atendimentos em toda a região. Ao todo, cinco viaturas serão disponibilizadas para a região da Amcespar, sendo que quatro delas serão de atendimento básico a casos de urgência e emergência, que ficarão nos municípios de Irati (que atenderá Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares), Imbituva (que atenderá também o município de Guamiranga), Rio Azul (que atenderá também Mallet e Rebouças) e Inácio Martins.
Continua depois da publicidade  
Uma viatura avançada para casos mais graves ficará em Irati, que será o município polo do SAMU Regional.
O médico responsável pela coordenação do SAMU e diretor de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Vinícius Filipak, comenta que o que o Samu irá proporcionar é a complementação de uma rede de emergência que tem o objetivo de atender o paciente no local e tempo certos. “Significa que a população passará a contar com uma regulação médica 24 horas por dia, por telefone, recebendo orientação médica ou encaminhamento com ambulância, e o paciente passará a ser direcionado naquelas grandes emergências, como infartos, derrames, acidentes de trânsito graves, agressões, trabalho de parto prematuro, diretamente para o serviço que vai resolver o seu problema. Não haverá necessidade de passar pela unidade de saúde ou por um hospital muitas vezes com recursos limitados, o que faz com que o paciente perca tempo de atendimento. O Samu é um passo decisivo que a população está adotando através dos seus prefeitos, para melhorar a qualidade de saúde e de vida, diminuindo a dor e o sofrimento”, frisou.
Conforme o médico, todos os nove municípios da região serão atendidos, mesmo que não tenham ambulâncias do SAMU em suas sedes. “Os municípios que não possuem ambulância têm uma população menor e contam com uma ambulância de referência para ser acionada pela Central de Regulação. Ela vai saber que existe um paciente, onde ele está, qual é a necessidade dele em termos de assistência, onde está a melhor ambulância possível e do porte necessário (básica ou avançada). Com isto, vai-se encaminhar a ambulância, independente de onde o paciente esteja localizado. Deste modo, esta gestão regional otimiza recursos: nós não podemos gastar excessivamente, então é necessário ter esta visão regional, e quem fará isto é a Central de Regulação”, comentou.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.