sexta-feira, 30 de março de 2018

Contra ataque de Richa, delegados defendem colega que investiga caso da caravana de Lula


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BANDA B Imagem: Flávia Barros (Banda B)

A Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol) repudiou a declaração do governador Beto Richa (PSDB) sobre o delegado Wilkinson Fabiano de Arruda, de Laranjeiras do Sul, que é responsável pelas investigações do ataque a tiros contra a caravana do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira (29), Richa afirmou que as denúncias de Arruda sobre as condições precárias de trabalho na corporação são uma mentira. “Mentira dele, mentira. Liga para o diretor-geral da Polícia Científica. Ele vai dizer que nunca houve tanto investimento na Polícia Científica quanto no nosso governo. 
Continua depois da publicidade
Inaugurei dois IMLs nas duas últimas semanas, Londrina e Curitiba. Liberei a contratação de 28 técnicos, médicos legistas e tudo. Sabe como é funcionário público. Alguns têm mania de querer o paraíso. Pergunta quanto é o salário dele”, afirmou o governador.
Indignado com a declaração, o presidente da Adepol, Daniel Fagundes, declarou que, ao afrontar um delegado, Richa atacou toda uma categoria. “Os nossos colegas de Laranjeiras não são mentirosos. Eles estão tocando a investigação com bastante responsabilidade, como qualquer outra. O que acontece é que, em um determinado momento, sentindo-se pressionado, o Fabiano fez um desabafo em uma nota, dizendo que, se tivesse melhores condições, daria uma resposta mais eficiente sobre o caso”, explicou ele em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje.
Segundo Fagundes, entre as reclamações do colega, estão o desvio de funções, já que ele precisa cuidar dos presos; e a sobrecarga de trabalho, passando por uma jornada diária de 10 horas. “Ele também apontou que, mesmo com mais municípios do que Santa Catarina, o Paraná tem um efetivo menor, com 360 cargos de polícia vagos… Aí no momento em que ele faz um desabafo, apenas reverberando os problemas que todos nós conhecemos, vem o Beto Richa e o ataca, o chamando de mentiroso. Quem vem faltando com a verdade é ele, basta visitar uma delegacia para ver se elas estão em condições adequadas”, completou.
De acordo com a Adepol, dos 30 mil presos do estado, 10 mil estão em delegacias e, até o momento, o governo não apresentou uma solução concreta para mudar essa realidade. “O governador prometeu 14 novas unidades no Depen [Departamento Penitenciário] e até agora não entregou nenhuma, em oito anos de governo”.
Ligação política
Em outra resposta à Folha, Richa negou que haja precariedade na segurança e disse que “sempre tem os esquerdopatas no meio do funcionalismo”. Ao ser questionado se ele se referia ao delegado, ele afirmou que não sabia a orientação política do servidor. A Adepol, no entanto, rebateu e declarou que Arruda não tem nenhum vínculo partidário.
O presidente do Sidepol, sindicato que representa os delegados, Marques Rolin e Silva, comentou que Fabiano se manifestou “de forma coerente”, apenas mostrando a realidade da polícia. “O governador sabe da nossa estrutura, e só estamos pedindo que nos dê condições mínimas para o nosso trabalho, para que possamos enfrentar a criminalidade que a cada dia que passa está mais ousada. Para se ter uma ideia, a quantidade de policiais mortos em desvio de função, com guarda e escolta de presos, é maior do que o número de feridos ou mortos em operações contra a criminalidade”, finalizou.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.