By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BONDE NEWS – Imagem: Divulgação
O objetivo da pesquisa, apoiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), é desenvolver uma vacina capaz de estimular o sistema imunológico a combater o câncer.
"Testamos várias combinações de linhagens tumorais geneticamente modificadas e algumas foram capazes de impedir totalmente o tumor de crescer.
Continua depois da
publicidade
Os resultados sugerem que a resposta
antitumoral induzida pelo tratamento é duradoura, o que seria
interessante na prevenção de recidivas", afirma Marcio Chaim Bajgelman,
coordenador da pesquisa.
O desenvolvimento de uma vacina contra o câncer é um objetivo buscado por diversos grupos no mundo desde os experimentos do norte-americano William B. Coley (1862-1936), que usava vacinas antitumorais derivadas de microrganismos no início do século passado.
As modificações genéticas foram feitas com auxílio de vírus recombinantes, que infectam as células tumorais e levam para seu interior o gene que codifica o imunomodulador. Depois de estabelecidas, as linhagens modificadas foram expostas à radiação. "Quando irradiamos as células tumorais modificadas elas perdem a capacidade de gerar tumor, mas ainda servem para estimular o sistema imune", explicou.
A ideia, com o tratamento, é fazer com que células de defesa passem a enxergar as células cancerosas como inimigas a serem combatidas. Na avaliação do cientista, esse tipo de estratégia poderia ser usada com outros tratamentos, como a remoção cirúrgica do tumor e a quimioterapia.
"Não é raro sobrarem algumas células tumorais no organismo após o tratamento convencional. A imunoterapia poderia proteger o paciente contra isso", finaliza Bajgelman.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.