quinta-feira, 29 de março de 2018

Páscoa em Prudentópolis - Irmandade dos Cossacos

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)
Entre a Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia, é costume entre algumas comunidades de descendentes de ucranianos a Vigília e Guarda do Santo Sudário, realizada pela Irmandade dos Cossacos. Marcos Antonio Boiko, presidente da Irmandade dos Cossacos em Prudentópolis, explica que o grupo hoje conta com 150 componentes, de idades que variam entre 15 e 70 anos.
Os cossacos são um povo nativo da região dos estepes no leste Europeu e que ficaram conhecidos por sua bravura, força e habilidades militares, especialmente a cavalaria, e possuem participação histórica em diversas batalhas pelo domínio da região que hoje compreende a Ucrânia. 
Continua depois da publicidade
“Hoje estamos simbolizando os cossacos daquela época em tempos mais modernos. Montamos um acampamento e buscamos fazer réplicas, usando um material bem rústico, tentando aproximar o máximo possível”, comenta Boiko. O presidente da Irmandade dos Cossacos ressalta que Prudentópolis é o único lugar no mundo que preserva a tradição da Vigília do Santo Sudário, que representa o Cristo morto na Sexta-Feira Santa. “Espiritualmente, os cossacos representam os guardas (romanos) que vigiavam o Santo Sepulcro”, compara, pois o costume trata, na verdade, de uma apropriação cultural feita há muitos séculos pelo povo ucraniano.Curiosamente, como alguns integrantes da Irmandade dos Cossacos ainda são muito jovens, são imberbes, ou seja, sem barba. É costume entre os cossacos cultivar barbas e bigodes, como símbolo da virilidade atribuída aos guerreiros.
A organização da Irmandade é praticamente restrita aos eventos ligados às vésperas da Páscoa, durante a Semana Santa. Durante o resto do ano, é menos expressiva. “Para participar, assim como na época dos cossacos, basta uma coisa: crer em Cristo”, explica Boiko.
Na vigília, quatro membros da Irmandade permanecem dentro da igreja enquanto os demais aguardam do lado de fora, para a troca da guarda. Todos eles vão se alternando nessa vigília.
A vigília dos cossacos começa na Sexta-Feira Santa, por volta das 19 horas, quando toda a Irmandade acompanha a procissão do Senhor Morto, dando três voltas em torno da igreja. Quando a procissão é encerrada, a igreja é fechada e se inicia a vigília, com a alternância dos cossacos. A igreja permanece a portas fechas e os cossacos rezam do lado de fora.
“Quando o padre ou o religioso que estiver conduzindo a cerimônia, abrir as portas da igreja, como Cristo ressuscitou, nesse momento, os guardas praticamente não têm mais nenhuma função. Os guardas se retiram durante a cerimônia [da Vigília Pascal, no Sábado de Aleluia]. Acontece na igreja a missa da ressurreição e os cossacos aguardam o término da celebração para um evento, que é a festa comemorativa dos cossacos, com apresentação de danças, cantos e representações folclóricas”, resume o presidente da Irmandade dos Cossacos.
Confira aqui uma reportagem e fotos. de um ano antes.
Entrevista com Marcos Boiko

Entrevista com Anderson Lemos:
Confira as fotos:

























OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.