quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Criança 'detida' com arma de pressão no DF recebe homenagem e pedido de desculpa da PM



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação


O menino de 10 anos que foi "detido" por portar uma arma de pressão em um hospital público, vestido de militar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), visitou a corporação na tarde desta quarta-feira (31). No 10º Batalhão da PM, em Ceilândia, ele foi recebido pelos militares, ganhou homenagem e um pedido de desculpas. Os pais da criança também participaram da solenidade.
"A Polícia Militar convidou o garoto e a família dele para essa reaproximação. Como ele ficou assustado ontem com a abordagem, com a situação toda, a gente decidiu fazer essa homenagem", disse a tenente Adriana Vilela, que participou da cerimônia. 
"Também ressaltamos que o fato de ele usar farda é muito legal, mas orientamos que a arma de airsoft não pode ser usada de forma ostensiva."
A tenente contou que policiais do Bope e do Grupamento Tático Operacional (Gtop) participaram do evento. Durante a tarde, o menino fez um percusso com os militares nos carros da corporação, recebeu uma miniatura de um dos veículos e uma outra farda da PM.
A situação ganhou repercussão após a abordagem de um policial militar que foi chamado ao hospital para averiguar a situação. Como o pai do garoto não aceitou guardar a arma e o teria xingado, o PM deu voz de prisão por desacato – chegando a algemar o homem em uma pilastra. 
Ao G1, a Polícia Militar disse que a Corregedoria será acionada. “Caso fique verificado algum tipo de ilegalidade ou abuso na abordagem policial, será aberto procedimento”, disse a corporação.
A mãe da criança, Gláucia da Costa Silva, disse à reportagem que o policial puxou o braço do filho, mandando que entregasse a arma, inclusive ofendendo a criança e o marido dela. “Meu filho está morrendo de medo, nem quer mais vestir a farda. Pegou trauma.” Apesar disso, ela declarou que vai aceitar o convite da PM. 
O que está errado?
Ao contrário das armas de brinquedo, não há proibição para uso e venda de armas de pressão, em especial aquelas de ar comprimido, airsoft e paintball. No entanto, a PM afirma que neste caso houve, sim, desrespeito às regras impostas pela legislação.
A lei diz que não se pode sair com armas do tipo sem a documentação necessária, que pode ser exigida em qualquer situação. Também é proibido conduzir a arma “ostensivamente” – ou seja, mantê-la à mostra. Segundo a mãe, a arma foi comprada “legalmente”, e o documento da aquisição está guardado.
A regulamentação desse tipo de arma também determina que o uso “só pode ocorrer em locais autorizados para o exercício da atividade”.
A respeito da utilização da farda da PM, a corporação explica que não há nada de errado, desde que seja por crianças. Adultos são proibidos: o uso de uniforme, distintivo ou insígnia militar indevido prevê pena de até seis meses de detenção. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.