quinta-feira, 16 de junho de 2016

Detergente ou sabão: o que é melhor para lavar a louça?



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BONDE NEWS Imagem: Divulgação

A princípio a tarefa parece fácil, mas lavar a louça requer cuidados que você nem imagina. Para quem lava a louça todos os dias, essa afirmação pode soar quase óbvia, mas a verdade é que é importante saber as diferenças entre os produtos na hora de decidir qual deles comprar no supermercado.
Lava-louças
Para quem usa a lava-louças, os cuidados precisam ser dobrados para economizar e também para que o mal uso não danifique o aparelho.
Convém observar que é mais indicado colocar na máquina apenas aquelas peças que não sejam delicadas ou exijam atenção especial. A tendência, após algum tempo lavando a louça na máquina, é que ela adquira alguns riscos ou mesmo perca o brilho original, de modo que jogos requintados devem continuar sendo lavados à mão. Além disso, vale a pena utilizar uma pastilha ou líquido secante, para que não apareçam marcas das gotas d’água durante a secagem.
Alguns modelos estão aptos para lavar panelas e bacias, mas a maioria possui uma ou outra restrição a esse respeito. Não deixe de verificar as indicações e instruções do fabricante para evitar transtornos ou mesmo danos.
Em geral não é indicado que se use sabão em pó (para roupas) quando se utiliza a lava-louças. Isso porque as substâncias escolhidas pelas fábricas para compor a fórmula dos sabões e detergentes servem especificamente para essa finalidade, não sendo agressivas aos componentes internos (sejam metais ou plásticos) do aparelho.
Lavando à mão
Na lavagem à mão, a escolha entre sabão em barra, detergente ou sabão em pó depende das preferências e necessidades de quem compra. O detergente é mais eficaz na remoção da gordura acumulada na louça mas, ao mesmo tempo, é muito mais agressivo ao meio ambiente depois de usado. Isso acontece porque o detergente é fabricado a partir de derivados do petróleo que, segundo ambientalistas, não é biodegradável.
O sabão em barra, por sua vez, é fabricado a partir de óleo e gordura (vegetal ou animal) e, por esse motivo, é completamente biodegradável. Enquanto o detergente se acumula nos rios e lagos nos quais vai parar após ser levado pelo esgoto, ocasionando grandes camadas de espuma altamente poluentes, o sabão em barra simplesmente se dissolve na água.
Procure utilizar o detergente apenas para lavar utensílios que estejam muito engordurados, dando preferência ao sabão em barra quando a louça se resumir a pratos, talheres e copos. Dessa forma, além de economizar (sabão em barra rende mais e é mais barato que detergente), você estará colaborando com a preservação do planeta.
Para quem ainda tem o hábito de arear panelas, outra vantagem do sabão é que ele proporciona mais brilho ao alumínio, facilitando este trabalho. Além disso, a ação do sabão é menos nociva às lãs de aço, que duram menos quando colocadas em contato com o detergente.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.