By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: OLHAR DIGITAL – Imagem: Divulgação
Mais uma família de softwares maliciosos para Android foi descoberta, e essa afeta qualquer aparelho contendo até a versão 5.1 (Lollipop) do sistema, o que significa que quase 90% dos dispositivos Android estão vulneráveis.
O malware é chamado de Godness e foi revelado pela TrendMicro. De acordo com os pesquisadores, os aplicativos maliciosos que espalham a ameaça podem ser encontrados até mesmo dentro da Google Play e, atualmente, mais de 850 mil aparelhos já foram infectados pelo mundo.
Índia, Indonésia, Tailândia, Filipinas e Malásia estão entre os principais afetados. Felizmente, o Brasil não aparece nem entre os dez países com maior número de infectados.
O Godness é a sobra de um kit de exploração que se aproveita de uma estrutura de código aberto chamada android-rooting-tools para operar. Com privilégios de raiz, o malware é capaz de receber instruções remotas sobre qual app baixar e também pode instalar o que quiser sem que o usuário saiba.
Dessa forma, hackers podem se aproveitar da rede dos outros para rodar publicidade indevidamente em seus dispositivos e até instalar aplicativos espiões para roubar informações sensíveis.
“Encontramos vários aplicativos na Google Play que contêm esse código malicioso”, informa a TrendMicro, alertando que apps de lanterna e relacionados ao gerenciamento de redes Wi-Fi estavam entre os problemáticos. “Por exemplo, um app malicioso de lanterna na Google Play chamado 'Summer Flashlight’ continha o código malicioso Godness.”
Outros apps inofensivos que estão na loja do Google possuem clones maliciosos fora da Google Play.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.