sábado, 25 de junho de 2016

Passagem da tocha olímpica suspende cirurgias por 6 dias em Foz do Iguaçu



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Marcos de Paula


O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que atende pacientes da rede pública de saúde em Foz do Iguaçu (PR), suspendeu por seis dias a realização de cirurgias eletivas. A justificativa, segundo a Fundação Municipal de Saúde, é a passagem da tocha olímpica na cidade.
A previsão é que a tocha esteja em Foz entre os dias 30 de junho e 1º de julho. No entanto, as cirurgias estarão suspensas já a partir deste sábado (25) até a próxima quinta-feira (30). O assunto causou reação imediata da população que lotou de reclamações um grupo fechado do Facebook.
A manicure Noeli Lopes da Cruz, 41, tratou por "vergonha" a suspensão das cirurgias. Ela aguarda desde junho de 2013 para operar o joelho direito, afetado com dois cistos, rompimento do menisco e falta de cartilagem.
"Quando consegui chegar no ortopedista, que ele me pediu os exames, todos os exames indicaram cirurgia", contou Noeli, sobre a bateria de visitas médicas que havia iniciado. "Eu passei por cardiologista, pelo anestesista, e voltei ao ortopedista para marcar a cirurgia, porque eu já não conseguia andar com inflamação na perna."
Noeli foi informada de que a cirurgia seria realizada no final do ano passado, o que não ocorreu. "Ou seja, até o final de 2015 ele (ortopedista) faria minha cirurgia. Já estamos em junho e eu continuo aguardando. A minha cirurgia não tem nem previsão."
Tocha
O UOL teve acesso ao memorando interno do Hospital Padre Germano Lauck que informa a suspensão das cirurgias aos coordenadores médicos da Fundação. O documento é de 22 de junho e assinado pela diretora executiva do hospital, Patrícia Foster Ruiz.
A suspensão, segundo o documento, é "devido a passagem da Tocha Olímpica pelo município". A medida "visa garantir a assistência aos participantes e ao público envolvidos no evento" e "preconiza o Plano de Contingência, uma vez que o Hospital Municipal Padre Germano Lauck é referência para o atendimento em casos de trauma".
Sem risco
A assessoria de imprensa do hospital não soube informar a quantidade e a natureza das cirurgias que foram suspensas, mas informou que são "aquelas em que os pacientes não correm risco". O hospital também ressaltou que os atendimentos cirúrgicos de urgência e emergência serão mantidos.
Em relação à quantidade de dias de suspensão, a assessoria disse ser devido ao período de recuperação do paciente operado, que ocupa o leito por "três ou quatro" dias após a operação. "A suspensão segue plano de contingência da 9ª Regional de Saúde. Se acontece alguma coisa, o hospital precisa ter essa abertura", completou a assessoria.
Nesta sexta-feira (24), é celebrado o dia de São João Batista, o padroeiro de Foz de Iguaçu. Devido ao feriado municipal, a diretoria do Hospital Padre Germano não foi encontrada para comentar o caso.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.