terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Menino de 6 anos tem braço reimplantado após acidente de carro



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: R7 Imagem: Luiz Barros

O menino Mateus Ramos Monteiro, de 6 anos, passou por um reimplante de braço após ter o membro amputado em um grave acidente de carro em julho deste ano. A cirurgia rara e complexa ocorreu no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, no Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
O coordenador do programa SOS Reimplante da unidade, o microcirurgião João Recalde, disse que foi uma cirurgia de grande porte, já que a amputação ocorreu quase na altura do ombro.
O programa funciona desde 2009 e já realizou mais de 500 cirurgias, mas esse caso foi o mais complexo, segundo Recalde.
— Já fizemos outras cirurgias de reimplante de braço em crianças e adultos, mas nunca tivemos um caso tão complexo como este, pelo local em que ocorreu a amputação. Por ser muito delicada a recuperação do membro, o caso normalmente não teria indicação de reimplante. Mas toda a equipe ficou muito sensibilizada pela história e resolvemos fazer mesmo assim. Agora está sendo recompensador ver a recuperação da criança, tão ativa e falante.
Mateus passou por 15 cirurgias. Na primeira, os médicos fixaram o osso e refizeram a circulação das artérias e veias. Depois, passou por outras seis para concluir o reimplante e recolocar músculos no braço, pele e enxertar nervos.
O menino ainda passou por outras oito cirurgias para reparar danos provocados pelo acidente. Depois de três meses de internação no CTI (Centro de Tratamento e Terapia Intensiva), a criança ainda precisa retornar regularmente para consultas de reavaliação e sessões de fisioterapia.
O pai do menino, o sargento da Polícia Militar Sandro Monteiro, de 43 anos, disse que o filho nasceu de novo.
— Agora é uma questão de tempo para que o movimento do braço e a sensibilidade da mão sejam recuperados. Mas ele já brinca de videogame e vem mostrando uma ótima recuperação. Foi um verdadeiro milagre.
Mateus também teve a barriga foi cortada pelo cinto de segurança no acidente e perdeu a musculatura na região. O intestino foi costurado e os médicos aguardam a cicatrização para reconstruir as alças do órgão. A criança ainda teve um nervo da perna esmagado, o que paralisou o pé. Ele está usando uma prótese para poder se locomover.
O acidente ocorreu após a mãe, a cabelereira Rosimere Rodrigues Monteiro, desmaiar ao volante e bater com o carro em um poste próximo a casa onde moram, em Campo Grande, na zona oeste.
Ela e os três filhos voltavam da casa dos avós. O irmão de Mateus, Alessandro Monteiro, de 8 anos, morreu no momento da batida e o gêmeo Anderson não teve ferimentos graves. A mãe fraturou a vértebra lombar, passa por tratamento psicológico e está se recuperando. O veículo em que estavam, um Honda Civic, ficou completamente destruído.
O pai disse que Mateus até foi para a escola um dia, mas a família achou melhor que ele se recuperasse em casa. No entanto, ele já fez as provas e foi aprovado, além disso, já aprendeu a escrever com a mão esquerda.
Ainda segundo Sandro, os amigos vão visitá-lo todos os dias para brincar com ele. A família quer que ele se sinta bem e se recupere o mais rápido possível.
Sandro disse que o fato de Mateus continuar vivo foi o que lhe trouxe esperança após perder um dos filhos. — O que me fez ter esperança foi o próprio Mateus. No dia em que ele foi para o hospital, a informação dos médicos era a de que ele não sobreviveria

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.