quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Consumidores vítimas do golpe do Pix podem requerer a devolução do dinheiro, informa Procon

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: GMAIS NOTICIAS Imagem: Divulgação
O Procon de Guarapuava informa que, a partir de hoje (16 de novembro), o consumidor que tenha sido vítima de golpe ou fraude, pode requerer a devolução do PIX. A função já está disponível e deve trazer maior agilidade na devolução dos valores. Anteriormente havia a necessidade de instauração de procedimentos administrativos bilaterais que dificultavam a devolução das quantias.
“Essa possibilidade de diminuir os prejuízos dos consumidores em caso de fraude e golpes, entretanto, o consumidor deve ficar atento e comunicar seu banco imediatamente, para que seja possível realizar o estorno do valor”, orienta o Procon em nota enviada à imprensa.
No caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.
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Quem receber os recursos indevidamente, seja por fraude ou falhas operacionais, terá de ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentações. 
Além disso, as instituições financeiras devem oferecer aos clientes a possibilidade de escolher limites de transação diferentes para o dia e para a noite. Essa decisão foi tomada porque a maioria dos crimes, como sequestros-relâmpago, acontecem no período noturno.
GOLPES
Apesar de ser uma funcionalidade prática e bastante popular entre os consumidores, o pix tem sido utilizado como meio auxiliar na prática de crimes, como o sequestro relâmpago e clonagem do whatsapp.
Esse crime acontece quando clonam o número de whatsapp, através de um arquivo de vírus e começam a mandar mensagens para seus contatos, solicitando transferências em dinheiro. “Assim, antes de fazer qualquer transferência ligue para a pessoa e confirme a informação”, orienta  o Procon
Em razão disso, o Procon reafirma os cuidados que devem ser tomados para que não caiam nesses golpes: 
– atenção redobrada ao fornecer seus dados, senhas pessoais ou códigos;
– não acredite em ofertas de prêmios e dinheiros que tenham link para clicar;
– não compartilhe links que não tenha conhecimento de sua veracidade ou se a fonte é segura e confiável;
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– baixe aplicativos apenas de lojas oficiais;
– não transfira dinheiro sem antes falar com o titular da conta;
– Utilize sempre antivírus tanto no computador quanto no smartphone.
– verifique seus extratos bancários com regularidade.
Saiba como solicitar a devolução:
– caso tenha caído em um golpe, realize imediatamente o boletim de ocorrência e informe sua agências bancária onde a mesma deverá iniciar a tratativa junto ao banco do usuário pagador.

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