quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Fim da concessão resultará em 4,3 mil pessoas sem empregos na nossa região

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: A REDE Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)
Na virada deste sábado (27) para domingo (28) terminam os contratos das duas concessionárias de pedágio que atuam na região dos Campos Gerais – da CCR RodoNorte e da Caminhos do Paraná. Por um lado, isso gera alívio no bolso dos motoristas que utilizarão as estradas pelos próximos meses, afinal as cancelas estarão abertas até que as novas concessionárias, vencedoras do leilão que irá ocorrer em 2022, assumam os contratos, amenizando os gastos maiores com os combustíveis atingindo os maiores valores dos últimos anos. 
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Porém, por outro, resultará em um impacto na economia regional, tanto pelo número de pessoas que vão perder o emprego, quanto pelos municípios, que perderão uma importante fonte de recursos, vindos  do recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços). Somados os efetivos das duas concessionárias, que deixarão de existir com o fim da concessão, cerca de 4,3 mil trabalhadores serão impactados, e seus contratos chegarão ao fim.
Somente por parte da RodoNorte, por exemplo, são 670 colaboradores diretos, sendo a maior parte deles alocados em Ponta Grossa. Porém, esse valor é multiplicado quando se falam nos indiretos que a empresa movimenta: são cerca de 2,5 mil vagas geradas pelas obras de duplicação, manutenção e conservação das rodovias. Segundo a CCR RodoNorte informou ao Jornal da Manhã e Portal aRede, todos os colaboradores diretos serão desligados, da mesma forma que os contratos com empresas terceirizadas, vinculadas as vagas indiretas, serão encerrados. Assim, o término das concessões resultará em quase de 3,2 mil colaboradores impactados – e isso sem falar em toda a cadeia econômica movimentada pela concessão, como aquisição de combustíveis, empresas de alimentação, fornecedores de materiais, entre outros.
A CCR RodoNorte atua em 19 cidades paranaenses, sendo 11 dos Campos Gerais (Apucarana, Balsa Nova, Califórnia, Campo Largo, Carambeí, Castro, Curitiba, Faxinal, Imbaú, Ipiranga, Jaguariaíva, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Sengés e Tibagi). Somente em Ponta Grossa, onde fica a sede da concessionária, a estimativa da RodoNorte é de que, entre diretos e indiretos, 2 mil sejam impactados (pouco mais de 60% do total dos desligamentos). Quanto à desmobilização, a CCR RodoNorte revelou que “a Gestão da Unidade está, diariamente, informando os colaboradores dos mais diversos setores sobre os procedimentos a serem realizados até o dia 27/11, bem como sobre o andamento das rescisões dos contratos de trabalho a serem realizadas”, informou a concessionária em nota à reportagem.
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A Caminhos do Paraná, sediada em Irati, conta hoje com 600 trabalhadores diretos e outros 500 indiretos, que atuam em obras, controle e gestão de obras, atendimento pré-hospitalar, telecomunicações, entre outros. Os desligamentos, porém, não ocorrerão todos de forma imediata: serão aproximadamente 580 demitidos até 3 de dezembro, e o restante dos diretos serão desligados até 31 de março de 2022. Eles seguirão trabalhando até que um pacote de obras seja concluído, até o final do primeiro trimestre de 2022 – período em que alguns cargos indiretos serão mantidos. Entre esses cerca de 20 diretos remanescentes para 2022 estão colaboradores das áreas de obras, RH, jurídico e contabilidade. A Caminhos do Paraná atua em 15 cidades paranaenses, sendo 10 dos Campos Gerais (Araucária, Balsa Nova, Contenda, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Guarapuava, Imbituva, Ipiranga, Irati, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis e Teixeira Soares).

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