sábado, 12 de junho de 2021

Hidroxicloroquina: documento na CPI mostra que Bolsonaro pediu à Índia para agilizar envio de insumos

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação
Um documento sigiloso entregue pelo Itamaraty à CPI da Covid mostra que o presidente Jair Bolsonaro atuou diretamente para convencer a Índia a enviar para o Brasil insumos para a fabricação de hidroxicloroquina para o tratamento da Covid.
Pesquisas dos mais importantes e reconhecidos órgãos e autoridades de todo o mundo de saúde já concluíram que o medicamento é ineficaz contra a Covid.
O telegrama enviado pelo Ministério das Relações Exteriores fazia uma transcrição do telefonema entre Bolsonaro e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no dia 4 de abril do ano passado.
Na conversa, Bolsonaro pediu para acelerar a liberação dos insumos para duas empresas para a produção de hidroxicloroquina no Brasil, a EMS e a Apsen (saiba mais abaixo o que as duas empresas disseram). 
Continua depois da publicidade
O diálogo foi publicado pelo jornal "O Globo".
Bolsonaro fez o pedido logo no início da conversa.
"Entrarei diretamente no assunto. Temos tido resultados animadores no uso de hidroxicloroquina para o tratamento de pacientes com Covid-19", disse o presidente sem citar a origem dessa informação.
Na sequência, afirmou: "O sucesso da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19 nos faz ter muito interesse nessa remessa indiana. Estou informado de que um carregamento de 530 quilos de sulfato de hidroxicloroquina está parado na Índia, à espera de liberação por parte do governo indiano. Esse carregamento inicial de 530 quilos é parte de uma encomenda maior, e foi comprado pela EMS."
E prosseguiu: "Adianto haver, também, mais carregamentos destinados a uma outra empresa brasileira, a Apsen. Este, como eu dizia, é um apelo humanitário que submetemos a nosso prezado amigo Narendra Modi, e que, se atendido, poderá salvar muitas vidas no Brasil."
Segundo ele, "esse é um apelo humanitário que poderá salvar muitas vidas no Brasil."
O primeiro-ministro da Índia respondeu em seguida que: "A Índia com certeza fará todo o possível para ajudar o Brasil." 
Cinco dias depois, Bolsonaro publicou em uma rede social um agradecimento a Narendra Modi.
"Nossos agradecimentos ao primeiro-ministro da índia @narendramodi , que, após nossa conversa por telefone, o primeiro ministro liberou o envio ao Brasil de um carregamento de insumos para produção de hidroxicloroquina", escreveu o presidente. 
O que as empresas disseram:
A EMS declarou em nota que jamais incentivou o uso de hidroxicloroquina que não seja indicado em bula para lúpus e artite reumatoide. 
Continua depois da publicidade
Declarou também que sempre disponibilizou esses produtos a pacientes com prescrição médica e apoiou o principal estudo clínico do Brasil, que não mostrou efeito favorável em pacientes adultos hospitalizados com formas leves ou moderadas de Covid.
A empresa disse ainda que o produto representa 0,2% do faturamento da EMS e que a companhia está aberta para conceder demais informações necessárias.
Também em nota, a Apsen afirmou que todas as interações com governos são por meios legais, com lisura, em conformidade com as normas do setor e com a legislação do país.
A nota afirma ainda que nunca houve contato direto com o presidente Jair Bolsonaro e que a Apsen é uma empresa apartidária e que não apoia ou financia nenhum partido ou figura política. 
A Apsen concluiu afirmando que seus executivos não têm vínculos pessoas ou profissionais com o atual presidente da República.  

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.