sexta-feira, 12 de março de 2021

Com aprovação da Câmara de Vereadores Prudentópolis poderá participar do consórcio da compra de vacina contra o coronavírus

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: CAMARA DE VEREADORES Imagem: Divulgação
Por unanimidade de votos, a Câmara Municipal de Prudentópolis votou em segundo e último turno, em caráter extraordinário, na tarde de sexta-feira, 12/03, o Projeto de Lei 008/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, o qual autoriza o Município de Prudentópolis, a adquirir vacinas para imunizar a população contra a Covid-19
Continua depois da publicidade
A matéria é uma autorização legislativa, para que Prudentópolis também possa ingressar no consórcio público intermunicipal, e adquirir vacinas contra a Covid-19, para imunização da população, de acordo com a legislação federal. Na justificativa da matéria, o crescimento expressivo de casos da doença, em todo o território nacional, tem preocupado prefeitos de todo o país. É urgente a necessidade de vacinação em massa da população brasileira, para evitar colapso generalizado da área da saúde, evitando-se mortes por desassistência, como também retomar a atividade econômica normal, com geração de emprego e renda, e convívio social. O Programa Nacional de Imunizações, criado em 1973, estabelece que as vacinações são de competência legal e administrativa do Governo Federal. Porém, o Supremo Tribunal Federal decidiu recentemente, que os municípios brasileiros também possuem competência constitucional para aquisição e fornecimento de vacinas, em casos de descumprimento do plano nacional do Governo Federal, e por insuficiência de doses para imunização da população brasileira, o que também foi decidido pelo Congresso Nacional neste início de março, com aprovação de projeto que autoriza a aquisição pelos municípios. 
Continua depois da publicidade
Nesse contexto, a Frente Nacional de Prefeitos apoiou a criação de consórcio público nacional para esta aquisição, que envolve 1.703 municípios, somando 125 milhões de brasileiros, ou cerca de 60 por cento do total de habitantes. Assim, caso seja necessário adquirir imunizações suplementares às efetuadas pelo Programa Nacional de Imunizações, o consórcio fortalecerá o Sistema Único de Saúde, estando já devidamente constituído e autorizado para a compra e imunização.
MATÉRIA RELACIONADA:  
 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.