sábado, 13 de julho de 2019

Saiba como está o tratamento do menino Diego Budniak de Prudentópolis


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Diego com sua mãe na sua casa em Prudentópolis
A doença apareceu a pouco mais de um ano e assim mudou totalmente a vida de Diego Budniak, 13 anos, morador da Vila Beraldo em Prudentópolis.
O que no começo pareceu ser uma virose se descobriu mais tarde que Diego estava com Glioblastoma multiforme (confira aqui mais sobre a doença), onde ele passa os dias entre a casa e hospitais de Curitiba como o Hospital das Clínicas e também no Erasto Gaertner. 
Continua depois da publicidade
Para você saber como está o tratamento do Diego, a reportagem do Intervalo da Noticias foi a até a sua casa onde realizou a entrevista com a sua irmã Nilciane Budniak, que hoje é que mais está perto do Diego, junto com a sua mãe. (Ouça a entrevista abaixo).Depois de se descobrir a  doença se começou o tratamento, onde ele foi operado, só que se descobriu que o tumor estava por debaixo do cérebro, onde se retirou parte deste tumor para se fazer uma biopsia e também de se começar o tratamento com a radioterapia, que é feito em casa via oral, onde já está na quarta sessão. 
Já foram feitas 27 sessões de radioterapias e como também foi necessário fazer a traqueostomia (Intervenção cirúrgica que consiste na abertura de um orifício na traqueia e na colocação de uma cânula para a passagem de ar, que fica no pescoço da pessoa).
Hoje Diego não fala, se comunica por gestos ou escreve no seu celular.
Outra batalha foi na Justiça, já que o SUS não fornece o remédio temodal-temozolomida, que contou com ajuda de um advogado de Curitiba, onde todo o tratamento custa em média de R$ 41 mil. 
Já o dia-a-dia de Diego em casa, começa com a primeira dieta  as 08:00 hrs, já as 10:00 hrs tem outra medicação, sendo para a cabeça, outro para convulsão e para o estômago, sendo que as 11:00 hrs tem mais uma medicação e pela parte da tarde tem mais medicação e como tem a parte do banho e como sempre recebe a visita dos seus amigos.
Nilciane vê como gratificante de estar hoje ao lado do seu irmão, como ela falou que se pudesse pegaria toda a dor que ele sofre para ela. 
Continua depois da publicidade 
Ela que assumiu toda esta parte por ter mais facilidades de lidar com tudo, já que a mãe deles passa até com problemas de visão e ter mais facilidades de entender as coisas. 
Além do medicamento acima citado,  tem outros medicamentos que o SUS fornece, somente o colírio que eles compram.
Hoje a mãe de Diego é viúva e sua irmã está sempre ao seu lado e como também moram em casa alugada, precisam de ajuda, pois sempre tem gastos, como eles tem que ir para Curitiba e como também as despesas da casa.
São várias as campanhas, mas a irmã cita a que foi realizada pela igreja Nossa Senhora do Guadalupe junto com a Farmácia das Nações nesta campanha da igreja. Tem também uma campanha da Adriana com Fernando e como está circulando uma rifa pela cidade. 
Outro fato citado pela Nilciane é as vezes da dificuldade em relação para o transporte do Diego para Curitiba, já que pelo SUS pode viajar somente com uma pessoa, já que nessas idas e vindas eles precisam levar muitas coisas e como também a  mãe dele tem que ir, pois quando eles vão, eles nunca sabem se ele vai ou não vai ficar internado. Sobre esta questão do transporte, foi nos repassado que é realizado dentro das regras do SUS, que não pode se fugir disso. 
Contatos
Para acessar a página do Diego clique aqui
Para acessar a página da Nilciane clique aqui.
Rua Cap. Francisco Durski e Silva, 252 - Vila Beraldo
Telefone (42) 9 9841-1509
Continua depois da publicidade
Entrevista:
Fotos (Élio Kohut e arquivo pessoal):
 Nilciane com a sua filha
Continua depois da publicidade


 Continua depois da publicidade


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.