sexta-feira, 5 de julho de 2019

MP-PR abre investigação sobre caso de idoso carregado no colo até banco para provar que estava vivo, no Paraná


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) abriu procedimento administrativo para investigar a situação de risco a que foi exposto um idoso de 90 anos, que precisou ser carregado no colo até uma agência bancária, para fazer a prova de vida e continuar recebendo aposentadoria.
O caso ocorreu na sexta-feira (28), na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo relato de familiares, o idoso precisou percorrer 30 km da zona rural até o Centro da cidade, onde fica a agência do Banco do Brasil.
O aposentado Vilson Sátiro Bitencourt, que passou pela situação, morreu na terça-feira (2).
Em um vídeo, gravado por familiares, o idoso que perdeu os movimentos das pernas por conta de problemas de saúde típicos da idade, é flagrado sendo carregado no colo pelo filho até a agência para a chamada prova de vida, exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para liberar a aposentadoria dele, de R$ 998 reais. 
Continua depois da publicidade
A família afirma que havia recebido, na própria agência, a informação de que o idoso seria atendido no carro para fazer o procedimento. Quando chegaram ao local, segundo a família, nenhum funcionário se prontificou a fazer o atendimento.
A investigação aberta pelo MP pretende analisar a atuação dos servidores públicos do Banco do Brasil e do INSS que, de alguma forma, participaram do atendimento ao aposentado.
Procedimento
O INSS informou que, no caso de pessoas com dificuldade de locomoção, como era o caso do idoso, a prova de vida poderia ser agendada com a visita de um servidor do instituto na casa do beneficiário.
Ainda conforme o INSS, o agendamento pode ser feito em uma das agências, pelo telefone no 135, ou pela página do instituto, na internet.
O Banco do Brasil disse que, para realizar a prova de vida, é necessário capturar a biometria do beneficiário e digitar uma senha, o que faz com que seja necessária a realização do procedimento dentro da agência.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.