By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL EXTRA – Imagem: Divulgação
— O fato é que é irrelevante. Que diferença faz quem é o Chico Mendes neste momento? — perguntou o ministro.
Continua depois da publicidade
Na entrevista, o Salles voltou a defender um modelo de autolicenciamento ambiental e sustentou que a definição de "focos" em casos mais complexos poderá evitar a repetição de tragédias como o rompimento das barragens de Brumadinho, em janeiro deste ano, e Mariana, em 2015.
O ministro defendeu que um modelo no qual o licenciamento pode ser feito de forma automática pode servir, por exemplo, para o caso de uma pequena supressão de vegetação em área rural ou a troca do plantio de uma cultura por outra.
— A pessoa faz a autodeclaração sob as penas da lei e, ao estado, cabe fiscalizar depois — sustentou Salles.
Gabeira e Marina Silva criticam ministro
Ao blog "Politicando", do jornal "O Globo", o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira afirmou que Salles foi "arrogante" quando disse que não sabia quem era Chico Mendes.
"Não creio que ele ignore a passagem de Chico Mendes por Xapuri. Salles dirige, entre outros, o ICMBio, que se chama Instituto Chico Mendes e é responsável pelos parques nacionais", destacou Gabeira.
Continua depois da publicidade
"Muito possivelmente, o ministro
tenha uma intepretacão própria da história moderna do Acre. Mas ele não a
revelou. A história oficial continua considerando Chico Mendes um
mártir na defesa da Amazônia".No Twitter, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e companheira de Chico Mendes no movimento sindical nos anos 1980, também criticou Salles. O ICMBio foi criado em 2007, quando Marina comandava a pasta de Meio Ambiente no governo Lula.
'Dizem que era grileiro', afirma Salles
Em entrevista ao blog do colunista Bernardo Mello Franco, també no jornal "O Globo", Ricardo Salles ainda afirmou, em meio à repercussão de sua fala no programa, que "o pessoal do agro, que conhece a região, diz que ele (Chico Mendes) era grileiro" . O ministro também disse não se importar com as críticas por ter assumido o cargo sem conhecer a Amazônia.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.