By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: A NOTICIA – Imagem: Salmo Duarte (A Noticia)
A informação sobre uma possível nova paralisação dos caminhoneiros está circulando nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens e é tratada como fake news (notícia falsa). Nesta sexta-feira (1º), a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) emitiu uma nota para desmentir a informação. O governo federal também descarta a possibilidade de nova greve.
Na paralisação que se encerrou na quinta-feira, 30 de maio, os caminhoneiros tiveram suas principais reivindicações atendidas após 11 dias de greve.
Continua depois da
publicidade
O boato de que a categoria organizaria uma nova
paralisação ganhou força a partir do compartilhamento de mensagens pelo
Whatsapp.Por meio da assessoria de imprensa, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que determinou que a Polícia Federal (PF) apure os objetivos de quem espalhou o boato. A investigação ocorrerá no âmbito dos inquéritos já instaurados para apurar a paralisação e a suspeita de envolvimento de empresários na condução dos protestos que, inicialmente, tinham como motivação a alta do preço dos combustíveis, mas logo incorporaram outras demandas à pauta de reivindicações.
— Prosseguem as investigações sobre as ações com cunho político. A PF e demais órgãos de segurança permanecem mobilizados, investigando possíveis infiltrações no movimento (dos trabalhadores)”, ressalta a assessoria do Ministério.
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, também disse nesta sexta que os órgãos de inteligência estão atentos à divulgação de vídeos e notícias falsas que incitem a retomada da paralisação dos caminhoneiros e dizem que o governo não cumpre o acordo. Segundo ele, se for necessário, serão tomadas providências.
Continua depois da
publicidade
— Não vai ficar sem punição quem tentar descaracterizar a verdade dos atos praticados pelo governo — afirma Padilha.Confira a nota da Fetrancesc:
"Diante do compartilhamento de diversas mensagens de Whatsapp sobre uma possível nova paralisação do Transporte Rodoviário de Cargas no próximo domingo, 3 de junho, a Fetrancesc esclarece que a informação se trata de uma Fake News.
Reiteramos que já houve confirmação por parte do Ministério dos Transportes de que o trabalho dos grupos de segurança continuam presentes para evitar novos bloqueios. E que a Polícia Rodoviária Federal de SC assegura se tratar de uma notícia falsa.
Também orientamos para que tenham cuidado com o compartilhamento destas notícias, pois, além de disseminarem uma informação não verídica, dão credibilidade a mal-intencionados que incitam a desordem."
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR
A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.