By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO NAJUÁ – Imagem: Jarbas Luiz Zampier e Divulgação
A Igreja Luterana da Ressurreição, em Imbituva, celebrou na segunda-feira (31), os 499 anos da Reforma Luterana – ou Reforma Protestante. Um momento de louvor, durante a noite de segunda (31), teve abertura com o coral da própria igreja, Coral Luterano Ressurreição, seguido da apresentação do coral ecumênico iratiense Gaudeamus In Domino, com participação de músicos da Assembleia de Deus, sob a regência do maestro João Wilson Faustini. O grande culto de celebração ocorreu no domingo (30), com a Comunhão da Palavra.
Nesta data, em 1517, Martinho Lutero publicou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenburg, uma cidade alemã. No documento, Lutero contestava diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana e propunha uma reforma no catolicismo romano.
Vários governantes e religiosos europeus apoiaram Lutero, dando início a uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha e que se estendeu pela Suíça, França, Países Baixos (Holanda), Reino Unido, Escandinávia e parte do Leste Europeu. A Igreja Católica respondeu com a chamada Contrarreforma, ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento (1545-1563).
O pastor Odil Sonntag, da Igreja Evangélica Luterana da Ressurreição, em Imbituva, explicou a importância da data para os luteranos. “É importante não só para nós, mas para toda a cristandade do mundo, pela Reforma, como o termo já diz, que foi encaminhada e não iniciada por Lutero. Muitas pessoas já vinham antes lutando por essa busca da verdade. Lutero é a peça-chave, dentro desse quadro todo. A data se fixa em 31 de outubro de 1517, quando Lutero escreve as famosas 95 teses e coloca na porta da Igreja de Wittenburg”, afirma.
De acordo com o pastor, a data é considerada como um marco da Reforma Luterana. “O mundo é diferente depois disso, porque ele não se nega em continuar afirmando tudo o que ele tinha escrito. MATÉRIA COMPLETA.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS.
OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.