By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO NAJUÁ – Imagem: Élio Kohut
(Intervalo da Noticias)
A temática desenvolvida ao longo do seminário foi escolhida em função da alta incidência de câncer na cidade de Prudentópolis e da crescente adoção do uso de agrotóxicos nas lavouras, o que traz sérias implicações à saúde de agricultores e consumidores, segundo a presidente do IGN, Vânia Mara Moreira dos Santos.
Segundo Vânia, houve boa receptividade do público ao evento, que correspondeu às expectativas da organização. Grande parte dos participantes é de agentes da saúde e de agentes comunitários que devem, ainda, servir como multiplicadores da informação entre os agricultores.
O oncologista Leonardo Dequech Gavarrete, um dos palestrantes durante o Seminário, responsável pelo setor oncológico do Hospital São Vicente, de Guarapuava, frisa que Prudentópolis possui uma alta incidência de neoplasias (câncer), a maior entre os municípios que compõe a 5ª Regional de Saúde, formada por 20 municípios. De acordo com ele, tabagistas, usuários de álcool e quem trabalha com aplicação de agrotóxicos concentram a maior parcela de pacientes encaminhados para o tratamento oncológico em Guarapuava. “É importante essa prevenção, a diminuição dessa exposição para diminuirmos essa incidência [de câncer] na cidade, que ainda está muito elevada”, diz. MATÉRIA COMPLETA.
MATÉRIA RELACIONADA:
Entidades realizam 1º Seminário ‘Agrotóxicos e Câncer’, em Prudentópolis.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS.
OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.