domingo, 8 de junho de 2014

Chuva causa desmoronamento de pista na BR-153, em Rio Azul



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) - Hoje Centro Sul Imagem: Sassá Oliveira

A forte chuva que cai no Paraná deixou o município de Rio Azul praticamente isolado. Um desmoronamento de parte da pista da BR-153, entre o km 372 e 373, na localidade de Cerro Azul causa riscos aos condutores. A orientação é que os motoristas reduzam a velocidade. Moradores colocaram galhos sobre a pista para alertar sobre a possibilidade de novos deslizamentos. Avisada sobre o fato, a secretaria de Obras de Rio Azul se comprometeu de colocar placas indicativas e sinalizar o local para evitar a ocorrência de acidentes.
Um helicóptero preciso fazer um pouso de emergência no campo de futebol da localidade de Cerro Azul, em Rio Azul. O piloto e seu acompanhante estavam realizando vistorias nas redes da empresa Eletro Sul, mas em decorrência da neblina tiveram que interromper a viagem.
Moradores tiveram que auxiliar o piloto devido a um problema no equipamento onde é armazenado o combustível. Assim que a situação foi normalizada, o piloto conseguiu decolar por volta das 12h30.
 A BR-153 sentido Rebouças está interditada na altura do km 363 na ponte do Rio Cachoeira. O nível da água diminuiu uma distância de 7 metros em comparação com o início da manhã de hoje, 8, mas mesmo assim ainda não há passagem. Na noite de sábado, 7, o motorista de um caminhão acabou tombando após tentar cruzar o local alagado.
A equipe do Corpo de Bombeiros de Irati foi acionada e resgatou o condutor, que ficou em cima do caminhão até a chegada do resgate. Ele escapou ileso.
O nível da água próximo a estação de tratamento da Sanepar baixou e carros já circulam pelo local. No entanto, o abastecimento de água continua interrompido há mais de 24 horas e não existe previsão de retorno. Na BR-153 há passagem entre os três trevos de acessos a Rio Azul. Porém, ainda o tráfego ainda está interditado próximo a rodoviária municipal. Cerca de 12 famílias que moram nas proximidades e tiveram as residências inundadas pela chuva tiveram que passar a noite na casa de familiares.
Em entrevista à equipe da Najuá, o prefeito de Rio Azul Silvio Paulo Girardi fez um apelo para que as pessoas não tentem transitar nos locais alagados. “Não arrisque a sua vida, não tente passar, vamos esperar baixar a água, cuidem da sua vida, que é a coisa mais preciosa que Deus nos deu”, disse Girardi.
 O prefeito relatou que a equipe da Defesa Civil atuou durante toda a noite, prestando auxílio às famílias que tiveram suas casas atingidas pelas fortes chuvas. Foram disponibilizadas, pelo Poder Público, as instalações da Escola Vanda Hessel para abrigar os desalojados. Entretanto, a maioria dos rioazulenses desalojados acabou recebendo o apoio de familiares, amigos e vizinhos. “Observamos a grande bondade dos rioazulenses, as pessoas acolheram os vizinhos e todos se ajudaram na hora de necessidade”, comentou Girardi.
Neste domingo, 8, a Prefeiturade Rio Azul está aberta para receber as doações de cobertores, colchões, roupas e alimentos. Foi solicitada a vinda de um caminhão-pipa para abastecer com água o hospital, o Lar dos Velhinhos e outras instituições, pois a estação de tratamento de água do município foi atingida.
Quem quiser fazer doações pode ligar para 8428-2006.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.