terça-feira, 24 de junho de 2014

Aneel aprova alta média de 35% para contas de luz no Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá Imagem: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (24) reajuste médio de 35,05% nas contas de luz dos clientes da Copel, distribuidora que atende a 4,2 milhões de unidades no estado do Paraná. O aumento começa a valer nesta terça.
O reajuste, no entanto, não é obrigatório: a Aneel aprova um aumento máximo, e a empresa pode definir uma alta menor se julgar mais adequada. Em 2013, a própria Copel optou por reajustar a tarifa em um percentual menor que o aprovado pela Aneel.
Para os consumidores residenciais (baixa tensão), o reajuste médio na tarifa será de 33,49%. Já para a indústria (alta tensão), será de 37,35%.
O reajuste das tarifas da Copel é um dos maiores aprovados pela Aneel entre as distribuidoras que já passaram pelo processo em 2014. No caso da concessionária paranaense, o aumento é consequência da alta no preço da energia nos últimos meses.
De acordo com o diretor-geral da agência, Romeu Rufino, a Copel comprou nos últimos dois leilões, em dezembro do ano passado e em 30 de abril de 2014, uma grande quantidade de energia para substituir contratos antigos, que haviam vencido. O problema é que o preço da energia nesses dois leilões foi bem superior ao da energia velha.
Além disso, completou Rufino, o índice de reajuste também deve refletir o aumento com custo de energia que a distribuidora vai ter nos próximos 12 meses, o que contribuiu para se chegar ao índice médio de 35,05%.
Pela regra, as distribuidoras repassam todo o gasto com compra de energia aos consumidores, daí o reajuste. Essas empresas não lucram nessa operação - a remuneração delas vem do serviço de distribuição, ou seja, de levar a energia até as residências, comércio e indústria.
LeilãoNo caso do leilão do dia 30 de abril, o preço máximo do megawatt-hora (MWh) de energia foi fixado pelo governo em R$ 271. O argumento para a decisão foi que, com valor mais baixo, as usinas geradoras não se interessariam em participar do leilão já que estavam lucrando vendendo suas sobras de energia no mercado à vista, a até R$ 822 o MWh - valor recorde.
Esse leilão de abril foi organizado de maneira emergencial pelo governo justamente para permitir que as distribuidoras adquirissem, a valores mais baixos, a energia que estavam comprando no mercado à vista por não terem sob contrato o necessário para atender seus mercados. A Copel, portanto, foi uma dessas distribuidoras.
Cocel e CFLOAinda nesta terça, a Aneel aprovou reajuste médio de 40,42% para os cerca de 40 mil clientes da Cocel, distribuidora que atende à cidade de Campo Largo, no Paraná. O aumento começa a valer nesta terça. Para as residências, o aumento médio será de 37,24%. Já para a indústria, será de 43,44%.
A agência provou também alta média de 42,73% para a tarifa da CFLO, distribuidora que atende a 54 mil unidades no município de Guarapuava, também no Paraná. O reajuste começa a valer no próximo domingo (29). Para consumidores residenciais, o reajuste médio será de 38,54%. Para a indústria, de 49,64%.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.