terça-feira, 17 de setembro de 2013

Comissão eleva para 11 anos idade mínima para criança andar na garupa de motos



By: INTERVALO DA NOTICIAS


Comissão de Viação e Transportes aumenta idade de crianças que podem ser levadas na garupa de motos. Hoje, a lei proíbe condutores de motos de transportarem crianças menores de sete de anos. A comissão aprovou projeto (PL 6401/01) elevando a idade para 11 anos. O relator da proposta, deputado Diego Andrade, PSD de Minas Gerais, incluiu ainda a exigência de que, dos 11 aos 17 anos, para andarem como passageiros em motos, essas crianças e adolescentes usem equipamento de segurança.
"Optamos, toda comissão, em discussão ampla, que até os 11 anos a criança não deverá andar na garupa de motocicleta e, de 11 a 16 anos, poderá andar, desde que com capacete, colete, uma jaqueta adequada, e uma bota de proteção aos pés, porque é arriscado, a criança menor muitas vezes não dá altura no pezinho da moto, não consegue segurar de forma adequada, não é transporte seguro para nossas crianças, por isso tomamos essa decisão em conjunto com os demais deputados na Comissão de Viação e Transporte."
Diego Andrade incorporou em seu parecer sugestões do deputado Hugo Leal, do PSC do Rio de Janeiro, que apresentou voto em separado. Hugo Leal disse que procurou especialistas, pediatras e ortopedistas que identificaram a necessidade de aumentar a idade das crianças que podem andar na garupa de motos.
"Existem, por parte da Abranet, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, entendimentos que na garupa não poderia ser menor de 16 anos, mas nós encontramos um meio-termo, já também qualificado pela linha científica, médica e pessoas envolvidas com trânsito, que poderia ser acima de 11 anos."
O projeto que eleva de 7 para 11 anos a idade mínima para o transporte de crianças na garupa de motos ainda vai passar por mais uma comissão da Câmara.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.