quinta-feira, 22 de março de 2018

Vereadora Carina fala sobre o Projeto p/ proibir o uso do Narguilé em via pública em Prudentópolis


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) e Divulgação



Já está em votação um Substitutivo do Projeto de Lei 008/2018, que vai regulamentar o uso de narguilé nas vias públicas em Prudentópolis, sendo um pedido conjunto da vereadora Carina Rampi/PRB, dos vereadores Lademiro Budnik/PSC e Marcos Roberto Lachovicz/PSDB.
PROJETO DE LEI
Art. 1° - Fica incluído o artigo 100B na Lei Municipal 1.861/2010, o qual possui a seguinte redação:
 Art. 100 “B” - Fica proibido o consumo de narguilé em vias públicas, praças, parques, praças esportivas públicas, espaços de exposições e espaços públicos de propriedade da municipalidade. ”
Art. 2°- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. (Aqui detalhes do Projeto) 
Continua depois da publicidade
Como este Projeto gerou muita polêmica em Prudentópolis, a reportagem do Intervalo da Noticias ouviu a vereadora Carina Rampi (ouça abaixo), que explica como surgiu a ideia de se criar o Projeto e como é que ele vai funcionar se for aprovado.
“O motivo principal de se criar este Projeto que vai regulamentar o uso do narguilé em Prudentópolis é porque uma senhora estava sentada na praça com sua neta e a fumaça fez mal para ela e como as crianças começar a perguntar o que seria aquilo e porque do cheiro, depois de alguns jovens estar usando o narguilé na praça”, relatou Carina.
Essa regulamentação Municipal vem de um acordo de uma Lei Federal de proibir o uso em lugar públicos e que também é uma questão de saúde pública.
O principal ponto para defender este projeto, a vereadora falou que é para desestimular o uso do fumo principalmente pelos os adolescentes, pois os males para sua saúde são notórios. “Em uma pesquisa do Ministério da Saúde, que o fumo de um narguilé pode incluir 4,7 mil substâncias tóxicas que já está no cigarro comum, possui uma grande concentração de nicotina, contém o monóxido de carbono, metais pesados e como várias substâncias cancerígenas, que vai provocar câncer de pulmão, de boca, esôfago, de bexiga e além de doenças respiratórias”, reforçou Carina.
“Também precisamos fazer um trabalho de conscientização dos nossos jovens e pais”, comentou Carina.
Ainda não está definido qual é o órgão responsável para fazer o comprimento desta Lei, como já na Lei do Consumo de Bebidas Alcoólicas em vias públicas.
Este Projeto já passou na primeira votação na última terça (20), pela legalidade da Lei. Nesta terça (27), o Projeto vai para a segunda votação, caso aprovado irá para a Sanção e Publicação da Lei.
Entrevista:
Carina Rampi:

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.