domingo, 25 de junho de 2023

Tarifa de energia elétrica da Copel com reajuste de 10,9% passa a valer a partir deste sábado (24); entenda

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
Entrou em vigor neste sábado (24) a nova tarifa definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel ) para a Companhia Paranaense de Energia (Copel ). O reajuste médio é de 10,9% para o consumo residencial. 
De acordo com a Copel, o reajuste de 2023 carrega reflexos da Conta Crise Hídrica e da Conta Covid, além de custos como a compra e o transporte da energia, encargos, impostos e subsídios definidos por lei. Desde 2019, segundo a companhia, a Copel reduziu a tarifa em dois anos. 
Continua depois da publicidade
A nova tarifa foi aprovada na última terça-feira (20) e atinge 395 municípios do Paraná , totalizando cerca de 5 milhões de unidades consumidoras. 
Isenção na conta de luz
Atualmente, 390 mil famílias não pagam pela energia elétrica no Paraná.
São famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico e que consumem até 150 kWh por mês, que estão incluídas no Programa Energia Solidária, mantido pelo governo do Paraná. 
Classes de consumo
O efeito médio da alta tensão refere-se ao consumo de energia das classes A1 (maior ou igual a 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). 
Continua depois da publicidade
Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública). 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.