sábado, 24 de junho de 2023

São João Maria fez legião de fiéis em passagem mística por Prudentópolis e pelo Paraná

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
Há mais de dois séculos, um monge peregrino incluiu cidades do Paraná na rota de viagem. No caminho, ele conquistou uma legião de fiéis que o alçaram a santo popular. 
São João Maria, figura com uma história que mescla fé, populismo, métodos naturais de cura, defesa de minorias e curiosidades místicas, como relatos de onipresença. 
Continua depois da publicidade
Uma das curiosidades sobre o santo popular é que, apesar de geralmente ser tratado como um único ser, duas pessoas diferentes são conclamadas pelos fiéis como São João Maria.
O primeiro deles, São João Maria D'Agostini, tinha origem italiana. A Lapa, cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), é uma das que têm registros da passagem dele nos idos de 1847.
O segundo é São João Maria de Jesus, argentino que surge anos depois, também como peregrino, e que se apresentava como discípulo do primeiro monge.
Ao redor do estado, pelo menos 46 cidades têm registros de passagem de São João Maria, conforme estudo do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso Adetur. 
O Paraná tem pelo menos 46 cidades com registros de passagem do monge e santo popular São João Maria, conforme estudo do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso Adetur.
Nestes municípios, devotos usam grutas e capelas para orar e pedir bênçãos ao monge. A história dele é retratada entre o fim do século 19 e a metade do século 20.
Uma destas cidades é a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que possui o Parque Estadual do Monge, com uma gruta em homenagem a São João Maria. 
Continua depois da publicidade
Guarapuava, na região central do estado, também possui um espaço de culto a São João Maria.
É uma gruta que está localizada no Parque Municipal do Jordão, um dos pontos turísticos da cidade.
João Maria também passou por Prudentópolis, conta a história.
Ouça AQUI o relato completo. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.