sexta-feira, 28 de maio de 2021

Prefeitos da Amcespar pedem a Beto Preto apoio do Estado para enfrentar a pandemia

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PORTAL CLIQUE Imagem: Divulgação
Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) participaram de uma reunião virtual com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e com técnicos da pasta, além de lideranças políticas, como o deputado estadual e líder do Governo do Estado na Alep, Hussein Bakri e a deputada federal, Leandre Dal Ponte. Na pauta estava o pedido de apoio do Governo do Paraná à região para combater a pandemia, que está em seu pior momento.
Continua depois da publicidade
Os gestores municipais pediram uma atenção especial aos municípios da 4ª Regional de Saúde, que tem como referência a Santa Casa de Irati, que está sobrecarregada. Hospitais de pequeno porte, como os de Rebouças e Rio Azul, além dos prontos atendimentos, como de Irati e Imbituva, estão atuando de retaguarda assistindo pacientes, muitos em estado grave.
“A situação é muito triste. A Santa Casa está atendendo hoje 10 municípios. Então, se o governo puder ajudar a Santa Casa de Irati, estará atendendo toda a Amcespar”, afirmou o prefeito Jorge Derbli.
Uma das soluções apontadas e defendidas ocorreu através do prefeito de Imbituva,  Celso Kubaski, que pede a reabertura do hospital São João. Ele comunicou que o município passa a adotar medidas mais restritivas, como forma de conter o avanço da doença, que já fez mais de 60 vítimas imbituvenses.
O pedido por uma intervenção maior do estado na região Centro Sul foi reforçado por Junior Benato, prefeito de Inácio Martins e presidente da associação dos municípios. “Até agora, conseguimos fazer o máximo com nosso esforço. Mas agora precisamos de uma intervenção maior para nossos hospitais de referência”, pediu.
O secretário Beto Preto se dispôs a auxiliar a região, mas ponderou que a situação da área da saúde é crítica em todo o Estado. Segundo ele, atualmente 700 pessoas aguardam um leito de UTI para tratamento da Covid-19. Ele também pontuou a luta por medicamentos para intubação e de profissionais de saúde para trabalhar na linha de frente. 
Continua depois da publicidade
Os estoques de medicamentos no Estado estão acabando.
“Hoje, temos 1930 leitos de UTI no Estado do Paraná. E mesmo que a gente consiga abrir mais leitos, vai faltar medicação e vai faltar profissionais para trabalhar. A situação é gravíssima. Este é o momento mais dramático na gestão da crise aqui no Paraná”, disse.
Beto Preto sugeriu a aplicação de medidas restritivas mais rígidas, tendo como base o novo decreto “guarda-chuva” do Governo do Paraná, para evitar aglomerações e, como consequência, o contágio pelo novo vírus.
A deputada Leandre solicitou à SESA informações atualizadas sobre a situação de combate à pandemia e abertura de novos leitos no Paraná. Ela destacou seu trabalho, em Brasília, junto ao Ministério da Saúde, por maior celeridade no cadastramento de novos leitos de UTI em hospitais brasileiros.
Levantamento feito Globonews com as secretarias de Saúde e prefeituras mostrou que o Paraná é, hoje, o estado com maior número de pessoas com Covid-19 aguardando a liberação de um leito de UTI.
Participaram também da reunião virtual os deputados estaduais Alexandre Curi, Emerson Bacil e Artagão Junior.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.