terça-feira, 16 de março de 2021

Na manhã desta terça (16), acontece uma Audiência Pública Online sobre os Impactos das futuras PCH em Prudentópolis e no Paraná

                                                                                              By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação
Na manhã desta terça (16), acontece uma Audiência Pública Online sobre os Impactos das futuras PCH em Prudentópolis e no Paraná, com início as 09:30 hrs. 
A pedido deputado Goura, presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a Audiência Pública para discutir os impactos socioambientais das diversas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) que estão sendo autorizadas no Paraná. 
Continua depois da publicidade
Dentre os principais problemas já apontados pela Comissão está a falta de estudos detalhados dos impactos que tantos empreendimentos podem causar nas bacias de nossos rios, bem como às comunidades que vivem nas redondezas.
Além de Goura estarão presente os deputados deputado Tadeu Veneri (Comissão de Direitos Humanos da ALEP), deputada Luciana Rafagnin (Bloco da Agricultura Familiar) e o deputado José Lemos (Líder da oposição na ALEP).
Os temas 
Sobre o assunto As PCHs e os impactos socioeconômicas e ambientais nos Municípios estarão falando o Ralph Albuquerque - Doutorando em Geografia pela UFPR .Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília (UnB); Dr. Robertson Fonseca de Azevedo: Promotor de justiça de Paranavaí - Doutor em Ecologia e Mestre em Direito; professor colaborador no Mestrado Profissional Nacional em Gestão e Regulamentação em Recursos Hídricos, da ANA, na UTFPR e Pedro Dias : Eng.Florestal, Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Fomento às PCHs ABRAPCH
Já sobre o assunto: Acompanhamento e fiscalização dos condicionantes dos termos de licenciamento das usinas em funcionamento, e condições estruturais das atuais usinas - A Segurança das populações do entorno: 
Leandro Garcia Algarte Assunção Promotor de Justiça, do Ministério Público do Paraná; Robson Sebastian Formica Coordenador estadual do Movimento de Atingidos por Barragens MAB; 
Continua depois da publicidade
Sobre o assunto: Os direitos das pessoas e do ambiente ao não represamento das águas e a situação das populações ribeirinhas: 
Dr Saint Clair Honorato Santos Procurador de justiça do MPPR; Dr Julio Cesar Duailibe Salem Filho Coordenador do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos - Defensoria Pública do Estado do Paraná e Maristela da Costa Leite MAB Mestra em Geografia pela Unioeste
Já sobre o assunto: Participação da sociedade no processo de licenciamento ambiental e o papel dos Comitês de Bacia: Dra Vânia Mara Moreira dos Santos Advogada formada pela UEPG, Presidente do ING – Instituto Os Guardiões da Natureza - Prudentópolis – PR e a Profa Dra Maristela Denise Moresco Mezzomo Geógrafa, professora do Departamento Acadêmico de Ambiental e do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Já sobre a Avaliação dos Impactos sinérgicos e cumulativos de pequenas centrais hidrelétricas em Bacias Hidrográficas: Angelo Agostinho Professor da Universidade Estadual de Maringá, membro do conselho consultivo do Instituto Nacional de Limnologia e pesquisador e André Dias Especialista em Comunicação Social e Responsabilidade Socioambiental.
Continua depois da publicidade
Sobre o tema: Baixa eficiência das PCHs na geração de energia em relação aos seus impactos socioambientais cumulativos: Thiago Couto Doutor em pesca e ciências aquáticas pela Universidade de Washington (Seattle, EUA).
Sobre o assunto: Impactos dos reservatórios na pesca e atuação do setor elétrico na recursos pesqueiros: Dr Edson Okada Mestre e doutor em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá.
Após terá vários depoimentos de pessoas impactadas ou ameaçadas pelas barragens.
Você poderá acompanhar pela TV Assembleia ou pela a página da ALEP na rede social. 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.