quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Col. Imaculada Conceição fez o lançamento do livro Ligando Letras, Formando Versos. Projeto com mais de 200 alunos


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação

Professores organizadores: Lídia, Cecília, Bernadete, Adriane e Lourenço respectivamente. A  pedagoga Aline não pode comparecer no dia.

Foi no dia 07 de agosto durante a II Feira de Sementes do Colégio Imaculada Conceição, de Ligação em Prudentópolis, que ocorreu o lançamento do livro de poemas haicai “Ligando letras, formando versos: Poemas haicai em um colégio do campo”, trabalho coletivo desenvolvido no colégio por docentes e alunos.
No Colégio Estadual do Campo Imaculada Conceição, na zona rural de Prudentópolis, é realizado um trabalho contínuo com o poema Haicai. O fruto do trabalho já foi reconhecido em diversas ocasiões, sobretudo em concursos culturais da modalidade.
O colégio está localizado a cerca de 60 quilômetros da sede urbana do município. A maior parte do trajeto que leva ao estabelecimento é feito ainda hoje por estradas sem pavimentação asfáltica. 
Continua depois da publicidade
A energia elétrica, a telefonia móvel e a internet são realidades relativamente recentes. Os discentes do estabelecimento escolar, bem como suas famílias, vivem um cotidiano, em muitos aspectos, ainda pautado pelo ritmo da natureza (época de plantio e colheita, inverno e verão, chuvas, etc.). Algumas comunidades, de onde se originam os estudan­tes atendidos pelo estabelecimento, estão localizadas à uma distância que se aproxima dos 30 quilômetros.
Em 2017, buscando valorizar o ambiente sociocultural dos alunos atendidos pelo colégio, foi realizado um concurso de fotografias com o título RETRATOS DA MINHA TERRA. A partir da experiência positiva das imagens surgiu a ideia de promover um trabalho de valorização da realidade dos discentes na forma de poemas Haicai, aproveitando que já há um caminho percor­rido pelos profissionais do colégio e dos alunos no exercício da métrica exigida pelos poemas de origem oriental. 
Capa do livro
Portanto, o objetivo dessa publicação foi a valorização, a partir dos poemas, da realidade sociocultural dos educandos, bem como do trabalho desenvolvido ao longo do tempo no colégio. Além disso, o intuito é realizar a distribuição de livros aos demais colégios do município e do Núcleo Regional de Edu­cação de Irati e dentro das possibilidades para outros Núcleos.
O livro com os poemas Haicais, que agora se torna uma realidade, é também um combate ao estigma e aos preconceitos que pairam sobre as comunidades rurais que muitas vezes são taxadas como atrasadas.
O trabalho na escola, embora nem sempre valorizado, sempre repercute na sociedade. A escola pública, à revelia da falta de recursos, produz muita coisa. Mas, muitas vezes, atividades cotidianas e de suma importância, não ultrapassam os muros da escola. Por essa razão, muitas vezes, se diz que a escola precisa se reinventar. Por esse motivo acreditamos que a publicação desse livro de poemas Haicai possui relevância ímpar. É necessário romper com o discurso que a escola pública é contraproducente e uma forma de demonstrar isso é divulgar o trabalho. Uma forma de divulgação é a publicação dessa coletânea de poemas feitos por estudantes de uma área rural e de difícil acesso em pleno século XXI. 
O que é Poemas Haicai
O haicai (originário do japonês haikai, vocábulo composto de hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização)
representa uma forma poética, de origem japonesa, demarcada pela concisão e pela objetividade. Dado esse aspecto, afirmamos que tal modalidade tenta captar um momento da natureza, assim como o passar do tempo.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, por meio de apenas dezessete sílabas poéticas, o enunciador (no caso, o poeta) capta um flagrante da natureza e assim o materializa obedecendo aos seguintes parâmetros:
* Um deles é que o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos (formados por cinco sílabas poéticas) e o segundo é heptassílabo (constituído de sete sílabas).
* O outro parâmetro se define pela forma e pela estrutura, demarcadas pela presença de apenas três versos.
Podemos citar entre os poetas brasileiros que fizeram do haicai sua manifestação artística: Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, Millôr Fernandes e Olga Savary. Sendo assim, de modo a constatarmos mais de perto tais manifestações, analisemos algumas criações de Guilherme de Almeida:
A insônia
Furo a terro fria.
No fundo, em baixo do mundo,
trabalha-se: é dia.
O Poeta
Caçador de estrelas.
Chorou: seu olhar voltou
com tantas! Vem vê-las!
Nós dois
Chão humilde. Então,
riscou-o a sombra de um voo.
"Sou céu!" disse o chão. (Fonte: Site Português).

O trabalho foi organizado pelos docentes:
Adriane Pochapski
Aline Pontarolo
Bernadete Papirniak
CecíliaTlumaski Prima
LídiaLurdes Bahri Ribeiro
Lourenço Resende da Costa
Continua depois da publicidade
O livro contou com a participação de mais de 200 alunos, tanto do Ensino Fundamental (Anos Finais) como do Ensino Médio.
Além de exemplares deixados na Biblioteca do Colégio para consulta local e empréstimo para leitura domiciliar, os demais colégios estaduais de Prudentópolis receberam pelo menos um livro. Exemplares foram enviados para a Biblioteca Municipal do município e Bibliotecas da UNICENTRO (Campus de Irati e Extensão de Prudentópolis). Livros também foram enviados, via Núcleo Regional de Educação, para colégios de outros municípios que integram o NRE de Irati.
O trabalho contou com o apoio de algumas pessoas e empresas:
Apoio dos diretores do Colégio Estadual do Campo Imaculada Conceição , José Joeli Kiska Júnior e
Carlos Alberto Koliski
Diagramação e projeto gráfico do livro
Professor  Dr. Oseias de Oliveira (UNICENTRO)
APOIO FINANCEIRO
Bortolozo Acessoria e Contabilidade.
Lojas Real.
David Casagrande Imóveis.
Banca Vale Saber.
Laticínios Costenaro.
São José Materiais de Construção.
New Tech Informática.
Agropecuária Jaison Catarina.
Lojas MM.
Beto Materiais de Construção. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.