terça-feira, 27 de agosto de 2019

Procuradores da Lava Jato ironizaram morte de Marisa Letícia e luto de Lula


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PORTAL BEM PARANA Imagem: Divulgação

Mensagens publicadas hoje pelo Uol, em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que ontegrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba ironizaram a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia e o luto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em diálogos trocados em chats privados no aplicativo Telegram. As conversas também mostram que procuradores discutiram e tiveram divergências sobre o pedido de Lula para ir ao enterro do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, em janeiro passado - quando o ex-presidente já se encontrava preso - e que temiam manifestações políticas em favor de Lula. Na ocasião, alguns membros da Lava Jato disseram acreditar que a militância simpatizante dde Lula pudesse impedir a volta dele à superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.
Continua depois da publicidade
A despedida de Lula do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu aos 7 anos em março, também foi assunto entre procuradores da Lava Jato e alvo de crítica em chat composto por integrantes do MPF.
Em 24 de janeiro de 2017, Marisa Letícia sofreu um AVC hemorrágico. A internação no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, é comentada em chat no aplicativo Telegram.
O coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, procurador Deltan Dallagnol comentou: “Um amigo de um amigo de uma prima disse que Marisa chegou ao atendimento sem resposta, como vegetal. O procurador Januário Paludo, também da Lava Jato, respondeu: “Estão eliminando as testemunhas...”
Em 4 de fevereiro de 2017, após nota da colunista do jornal Folha de S.Paulo Mônica Bergamo sobre a agonia vivida por Marisa em seus últimos dias de vida ter sido compartilhada no grupo, a procuradora Laura Tessler refuta a possibilidade de o agravamento do quadro da ex-primeira-dama ter acontecido após busca e apreensão na casa dela e dos filhos e condução coercitiva de Lula, determinada pelo então juiz Sergio Moro no ano anterior. "Ridículo... Uma carne mais salgada já seria suficiente para subir a pressão... ou a descoberta de um dos milhares de humilhantes pulos de cerca do Lula", afirma Laura.
Um dia antes da confirmação da morte encefálica da ex-primeira-dama em 3 de fevereiro de 2017. a mesma procuradora do MPF em Curitiba, sugeriu que Lula faria uso político da perda da mulher. “Quem for fazer a próxima audiência do Lula, é bom que vá com uma dose extra de paciência para a sessão de vitimização”, comentou ela.
Após Lula afirmar em entrevista que Marisa teria morrido após a perseguição contra ela e seus filhos, novamente a procuradora Laura Tessler ironizou: “ridículo...uma carne mais salgada já seria suficiente pra subir a pressão...ou a descoberta de um dos milhares de humilhantes pulos de cerca do Lula...”. A procuradora afirmou ainda em seguida:
Continua depois da publicidade 
“Só falta dizer que a Lava Jato implantou 10 anos atrás um aneurisma na cabeça da mulher...milhares de pessoas morrem de AVC no mundo...isso faz parte do mundo real e ponto”.
Na mesma conversa, o procurador Januário Paludo, que também integra a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, coloca sob suspeita as circunstâncias da morte de Marisa Letícia. "A propósito, sempre tive uma pulga atrás da orelha com esse aneurisma. Não me cheirou bem. E a segunda morte em sequência", diz ele, sem especificar à qual outra morte se referia.
Em 4 de fevereiro, o corpo de Marisa Letícia foi velado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A fala de Lula na despedida da mulher é compartilhada pela procuradora Laura Tessler no chat. Na ocasião, Lula afirmou: "Eles que têm que provar que as mentiras que estão contando são verdade. Então, Marisa, descanse em paz porque esse Lulinha paz e amor vai continuar brigando muito".
Deltan define a manifestação de Lula como "uma bobagem". "Bobagem total... nguém mais dá ouvidos a esse cara", diz. O tema volta ao grupo no dia seguinte, quando o procurador Antônio Carlos Welter diz que "a morte da Marisa fez uma martir [sic] petista e ainda liberou ele pra gandaia sem culpa ou consequência politica".
Em 1º de março, o grupo Filhos de Januário 4 foi surpreendido com o compartilhamento de notícia sobre a morte de Arthur. Dias depois, o laudo da necropsia confirmaria a morte do neto de Lula por infecção generalizada provocada por uma bactéria. A procuradora Jerusa Viecili diz: "Preparem para nova novela ida ao velório".
Após autorização judicial, Lula foi ao enterro do neto em uma aeronave cedida pelo governo do Paraná. Deltan encaminha aos colegas notícia sobre um contato telefônico feito entre Lula e o ministro do STF Gilmar Mendes em que o ex-presidente teria se emocionado. O procurador Roberson Pozzobon comenta: "Estratégia para se 'humanizar', como se isso fosse possível no caso dele rsrs".


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.