By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PORTAL BEM PARANÁ – Imagem: Divulgação
Foto: G1/PR
O Athletico Paranaense é o campeão da Taça Dirceu Krüger – o segundo
turno do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão. O título foi conquistado com a vitória
sobre o Coritiba nos pênaltis, por 7 a 6, na Arena da Baixada, nessa
quarta-feira (dia 10) à noite, na final da Taça, disputada em jogo
único. No tempo normal, o jogou acabou empatado em 1 a 1. O mando de
campo foi do Athletico, que teve melhor campanha na fase classificatória
do segundo turno.Agora, o Athletico vai disputar o título do Campeonato Paranaense 2019 contra o Toledo, em duas partidas (em 14 e 21 de abril). A primeira partida, em 14 de abril, será em Toledo. O jogo de volta ocorre na Arena da Baixada, em 21 de abril.
Continua depois da publicidade
Na decisão por pênaltis, converteram para o Athletico: João Pedro,
Bergson, Poveda, Marquinho, Paulo André, Lucas Halter, Khellven. O único
que desperdiçou foi Léo Cittadini — Alex Muralha defendeu.Acertaram para o Coritiba: Brey, Wellinton Junior, Rodrigão, Vitor Carvalho, Fabiano e Alan Costa. E desperdiçaram: Elyeser (para fora) e Romércio (Léo defendeu).
Foto: Valquir Aureliano
CAMPANHASO Coritiba soma a melhor campanha do Paranaense, com 26 pontos (6 vitórias, 8 empates e 1 derrota). O Athletico tem a segunda maior pontuação, com 24 (7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas).
ARBITRAGEM
O Athletico pediu pênalti aos 10 do 2º, quando Bergson caiu ao dividir com Romércio, na cara do gol. A imagem da TV deixa dúvidas. O lance é polêmico e depende de interpretação do árbitro.
SUBSTITUIÇÃO DE ÁRBITRO
O árbitro do clássico, Paulo Roberto Alves Junior, sentiu uma lesão muscular aos 38 minutos do 1º tempo e deixou o jogo. Ele foi substituído pelo quarto árbitro, Nilo Neves de Souza Jr.
GRAMA
Nos oito Atletibas disputados no gramado artificial da Arena da Baixada, foram três vitórias do Athletico, três do Coritiba e dois empates. Nesses oito clássicos, o Athletico usou o time de aspirantes em quatro (duas vitórias, um empate e uma derrota).
Continua depois da publicidade
ARTILHEIROSO ponta Wellinton Junior fez seu primeiro gol com a camisa do Coritiba. O artilheiro da competição é o centroavante Rodrigão, do Coxa, com sete gols em oito jogos. Os artilheiros do Athletico no Paranaense são o meia Marquinho e o atacante Bergson, ambos com seis gols.
RETROSPECTO DO ATLETIBA
108 vitórias do Athletico
100 empates
134 vitórias do Coritiba
445 gols do Athletico
497 gols do Coritiba
Foto: Valquir Aureliano
ESCALAÇÃO DO ATHLETICOO Athletico usou o elenco de aspirantes, do técnico Rafael Guanaes, em todos os jogos do Paranaense. Nessa final, teve um reforço do elenco principal, que disputa a Libertadores: o zagueiro Paulo André. Ele entrou no lugar de Zé Ivaldo. O esquema tático foi o 3-4-3, usado em todo segundo turno do Paranaense.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O técnico Umberto Louzer não contava com Giovanni, Sabino, Wanderley e Iago Dias, todos em recuperação. A novidade na escalação foi o meia Kady. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Alano (direita), Brey (esquerda) e Kady (centro) na linha de três do meio-campo.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado e com boas jogadas ofensivas dos dois lados. O Athletico levou a melhor nos lançamentos para as infiltrações de Bergson e Marquinho. Já o Coritiba concentrou o jogo em Rodrigão. E o centroavante criou duas boas jogadas, deixando os zagueiros adversários para trás. As melhores oportunidades do Furacão foram aos 9 e aos 31. Na primeira, Muralha defendeu chute de Marquinho, na cara do gol. Aos 31, Paul André lançou e Bergson foi travado por Alan Costa na hora do chute. A melhor jogada do Coxa foi aos 26, quando Rodrigão passou por Lucas Halter, na área, e chuta cruzado. Léo defendeu.
Continua depois da publicidade
SEGUNDO TEMPONo intervalo, o Athletico trocou de volante: saiu Christian e entrou Léo Cittadini, mais um reforço do elenco principal. O jogo voltou com o mesmo ritmo intenso do primeiro tempo e com boas jogadas dos dois lados. Aos 9, o Coritiba quase abriu o placar. Brey cruza da esquerda e a bola quase entrou direto. Léo deu um tapinha e a bola tocou no travessão.
Aos 16, substituição no Coritiba, com a saída de Kady e a entrada do ponta Wellinton Junior. Aos 20, troca no Athletico, com a saída de Jaderson e a entrada do meia João Pedro. Aos 27, o Coxa trocou o meia Alano pelo volante Elyeser.
GOLS
Aos 27, Elyeser tocou para Wellinton Junior, na área. Ele girou e chutou, de biquinho, acertando o canto. Em seguida, aos 29, o Athletico tirou o zagueiro Eder e colocou o atacante Poveda. O time da Arena partiu para o abafa nos minutos finais. E conseguiu o empate aos 44, em boa jogada de Poveda e finalização de Marquinho. O jogo foi para os pênaltis.
ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Athletico somou 12 finalizações (5 certas), 62% de posse de bola e 5 escanteios. O Coritiba teve 13 finalizações (4 certas), 38% de posse de bola e 6 escanteios. Os dados são do site oficial do Athletico.
ATHLETICO 1 x 1 CORITIBA
Athletico:
Foto: Monique Silva
Léo; Lucas Halter, Paulo André e Éder (Poveda); Khellven, Erick,
Christian (Léo Cittadini) e Vitinho; Marquinho, Jaderson (João Pedro) e
Bergson. Técnico: Rafael GuanaesCoritiba:
Foto: Monique Silva
Alex Muralha;
Sávio, Romércio, Alan Costa e Fabiano; João Vitor e Vitor Carvalho; Juan
Alano (Elyeser), Kady (Wellinton Junior) e Patrick Brey; Rodrigão.
Técnico: Umberto LouzerGols: Wellinton Junior (27-2º) e Marquinho (44-2º)
Cartões amarelos: Christian, Léo Cittadini, Marquinho (A). Elyeser, João Vitor (C).
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr (Nilo Neves de Souza Jr)
Público: 15.979 pagantes
Local: Arena da Baixada
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.