sexta-feira, 18 de março de 2016

Colheita de Pinhão será liberada a partir do dia 1º de abril



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO NAJUÁ Imagem: Divulgação

Nesta época do ano, em que se encerra o verão e começa a queda das temperaturas no sul do país, torna-se mais comum o consumo do pinhão na região. Neste período, as araucárias iniciam o processo de amadurecimento das pinhas para reprodução da espécie. Porém, o Instituto Ambiental do Paraná alerta que a colheita e comercialização da semente somente será liberada a partir do dia 1º de abril.
Segundo a Agência Estadual de Notícias, as normas e instruções para colheita, transporte e comercialização do pinhão foram estabelecidas pelo próprio IAP, através da portaria nº 046/2015. Esta regulamentação visa garantir o consumo sustentável de forma a garantir a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná, que está ameaçada de extinção.
“É importante respeitar a maturação natural da pinha, pois além de ser nesse período que ocorre a reprodução da araucária, uma árvore extremamente importante para a nossa biodiversidade, o fruto serve como alimento para diversas espécies da fauna”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
De acordo com a portaria do IAP, a venda das pinhas verdes, ou seja, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade é proibida, independentemente da época, uma vez que, neste estado, os fungos presentes nas pinhas podem ser prejudiciais à saúde humana. MATÉRIA COMPLETA.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.