terça-feira, 29 de março de 2016

Projeto ’10 Medidas Contra a Corrupção’ chega ao Congresso



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PARANÁ PORTAL Imagem: Divulgação


O Projeto 10 Medidas Contra a Corrupção, do Ministério Público Federal (MPF), será entregue nesta terça-feira (29) ao Congresso Nacional. Para levar as 10 medidas até Brasília, foram necessárias 1,5 milhão de assinaturas – coletadas desde o ano passado. Com apoio popular e das procuradorias de outros estados, o projeto ultrapassou a marca de 2 milhões de apoiadores.
“Alguém sabe o volume de 2 milhões de assinaturas? Bom, está aí. Elas serão levadas pela sociedade ao Congresso na próxima terça, dia 29. Um passo firme da sociedade contra a corrupção e a impunidade no Brasil”, disse o coordenador da Operação Lava Jato no MPF em Curitiba, Deltan Dalagnol.
A campanha do MPF possui três pontos centrais: a prevenção da corrupção, a punição adequada e proporcional para o crime e ainda a recuperação integral do dinheiro desviado. Os procuradores argumentam que a iniciativa é necessária porque o Brasil perde mais de 200 bilhões de reais todos os anos com a corrupção, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU).
No Congresso Nacional o texto vai ser encaminhado como projeto de iniciativa popular e vai tramitar como qualquer outra proposta legislativa. Isso significa que o texto deve ser analisado pelos parlamentares nas comissões e em plenário.
O projeto terá o mesmo rito que teve a lei de iniciativa popular da Ficha Limpa. Neste caso, as assinaturas foram entregues ao Congresso Nacional no dia 24 de setembro de 2009 e a lei foi sancionada pelo Presidente da República em junho de 2010. Ou seja, em menos de um ano o texto que teve forte apoio de diversas entidades da sociedade civil entrou em vigor.
Entre as propostas estão o aumento das penas para corrupção de grandes valores, a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, a prisão preventiva para evitar que suspeitos de corrupção ocultem o dinheiro ganho com o crime, além do confisco do patrimônio do condenado por corrupção.
O MPF desenvolveu os projetos de lei com base na experiência adquirida durante a Operação Lava Jato.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.