quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Temporal atinge Oeste de Santa Catarina e destelha casas



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Diário Catarinense Imagem: Rádio Integração de São José do Cedro

Moradores de São José do Cedro, no Extremo-oeste de SC, cidade limite com a Argentina, enfrentaram uma tempestade atípica na tarde desta quinta-feira. Após cerca de 10 minutos de vento e chuva fortes, os bombeiros do município precisaram atender pelo menos 20 famílias que tiveram residências destelhadas. Municípios vizinhos como Princesa e Dionísio Cerqueira também foram atingidos pela tempestade.
O tempo na cidade virou a partir das 16h, quando as primeiras regiões do município começaram a registrar chuva fraca. Em menos de 10 minutos, segundo o Corpo de Bombeiros de São José do Cedro, a situação já voltava a se normalizar. A estação meteorológica do município registrou ventos de até 68 km/h durante a tarde.
Segundo a Central de Meteorologia da RBS, a ventania é decorrente do avanço de nuvens carregadas vindas do Rio Grande do Sul e de países vizinhos, que também causou chuva e trovoadas com muitos raios em diversas cidades do Oeste na tarde desta quinta-feira.
Em Novo Horizonte, por exemplo, foram observados vendavais até 63 km/h, e em São Miguel do Oeste e Chapecó, de aproximadamente 50 km/h.
Os bombeiros também precisaram socorrer moradores de Princesa e entregar lonas a mais cinco residências destelhadas. O material é comumente usado para cobrir os buracos nos telhados e evitar que vítimas percam móveis e eletrodomésticos que ficaram no interior do imóvel.
Cidades da região ficam sem energia elétrica Por causa da chuva acompanhada de ventos fortes, o fornecimento de energia foi interrompido para cerca de 30 mil unidades consumidoras em diversos municípios do Oeste e Meio-Oeste, segundo a Celesc.
Entre as cidades mais afetadas estão Arroio Trinta, Iomerê, Rio das Antas, Salto Veloso, Videira, Passos Maia, Ponte Serrada e Vargeão. A vegetação sobre a rede é a principal causa das ocorrências.
A Celesc informa que já reforçou as equipes de atendimento do call center e de emergência, que estão trabalhando para restabelecer o sistema.
Para registrar falta de energia, o consumidor pode ligar para a Celesc (0800-48-0196) ou enviar SMS para o número 48196, com a mensagem "SEM LUZ" e o número da unidade consumidora ou CPF do titular da fatura.
Chuva avança para o restante do Estado De acordo com a Central de Meteorologia da RBS, a chuva avança do Oeste para as demais regiões do Estado ao longo dessa quinta-feira, mas com as nuvens perdendo força.
Áreas próximas ao litoral podem registrar chuva fraca entre a noite desta quinta e a madrugada de sexta-feira. Já a região entre o Meio Oeste e o Planalto Sul pode ter temporais isolados.
A sexta-feira deve ser de ar quente e úmido em todo o Estado, que registrará temperaturas mais baixas que nos últimos dias – porém, ainda com bastante sensação de abafamento.
No Oeste, Serra e Sul, o dia terá muitas nuvens e chuvas isoladas. Nas demais regiões, o sol deve aparecer com maior intensidade, com possibilidade de chuva entre a tarde e a noite.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.