segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sanepar retoma abastecimento de água em Irati a partir de amanhã



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) Imagem: Divulgação

A Sanepar divulgou que no início da tarde desta segunda (9) conseguiu religar os equipamentos na estação de captação do Rio Imbituvão, responsável pelo abastecimento de água no município de Irati. Dessa forma, o abastecimento deve ser parcialmente restabelecido a partir desta terça (10).
Em função de a distribuição ser suspensa devido aos alagamentos, a Sanepar indica a possibilidade de ser necessário revezar o abastecimento no município. A situação deve se regularizar durante a semana. Porém, a Sanepar recomenda que, por enquanto, a população continue a racionar o consumo de água até a situação voltar ao normal.
O supervisor operacional da Sanepar em Irati, Edson Moro Rios, recomenda aos moradores que estiverem completamente sem água, que procurem o ponto na Rua Antonio Lopes na esquina com a Pedro Canísio, onde existe um poço artesiano disponibilizando água potável.
Durante a manhã, a Sanepar ainda não tinha condições de prever o prazo necessário para normalizar o abastecimento. “O responsável por grande parte do nosso sistema produtor, a captação do Rio Imbituvão, foi totalmente inundado e não tínhamos como acessar o sistema. Na medida em que consigamos acessar e remontar tudo, o que vai demandar algum tempo. Acredito que somente amanhã isso seja possível, se o rio baixar. Se chover mais, a tendência é de a situação ficar mais crítica”, conta.
Rios também recomenda a utilização racional da água pelos moradores de bairros em que o abastecimento não foi interrompido. “Não temos água reservada, somente o que está sendo recalcado para a rede. É importante que se faça o uso racional nesses bairros que estão com o abastecimento de água. A princípio, pretendemos estender esses pontos de distribuição emergencial, mas inicialmente é esse que estamos colocando”, aponta o supervisor da Sanepar.
Outro fator que compromete o abastecimento diz respeito ao grau de turbidez da água. “Mesmo quando retomada a operação, temos a situação de que a água do rio está bastante turva e isso dificulta ainda mais o processo e até retomarmos a operação e fazermos todo o sistema de reservação, vai demandar ainda bastante tempo”, explica.
Em Fernandes Pinheiro, a captação principal num poço artesiano também está interditada, segundo informação do supervisor operacional da Sanepar em Irati. O que está sendo produzido em um pequeno poço do município está sendo reservado e, durante o dia, é feito um rodízio.
“Quem tiver necessidade, pode se dirigir até a caixa d’água ali, quem está sem nada de água e que pode buscar, porque a água não chega até os pontos mais altos, porque a situação em Fernandes Pinheiro também está crítica com a nossa estação de captação totalmente inundada”, orienta Rios.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.