By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) – Imagem: Divulgação
Em função de a distribuição ser suspensa devido aos alagamentos, a Sanepar indica a possibilidade de ser necessário revezar o abastecimento no município. A situação deve se regularizar durante a semana. Porém, a Sanepar recomenda que, por enquanto, a população continue a racionar o consumo de água até a situação voltar ao normal.
O supervisor operacional da Sanepar em Irati, Edson Moro Rios, recomenda aos moradores que estiverem completamente sem água, que procurem o ponto na Rua Antonio Lopes na esquina com a Pedro Canísio, onde existe um poço artesiano disponibilizando água potável.
Durante a manhã, a Sanepar ainda não tinha condições de prever o prazo necessário para normalizar o abastecimento. “O responsável por grande parte do nosso sistema produtor, a captação do Rio Imbituvão, foi totalmente inundado e não tínhamos como acessar o sistema. Na medida em que consigamos acessar e remontar tudo, o que vai demandar algum tempo. Acredito que somente amanhã isso seja possível, se o rio baixar. Se chover mais, a tendência é de a situação ficar mais crítica”, conta.
Rios também recomenda a utilização racional da água pelos moradores de bairros em que o abastecimento não foi interrompido. “Não temos água reservada, somente o que está sendo recalcado para a rede. É importante que se faça o uso racional nesses bairros que estão com o abastecimento de água. A princípio, pretendemos estender esses pontos de distribuição emergencial, mas inicialmente é esse que estamos colocando”, aponta o supervisor da Sanepar.
Outro fator que compromete o abastecimento diz respeito ao grau de turbidez da água. “Mesmo quando retomada a operação, temos a situação de que a água do rio está bastante turva e isso dificulta ainda mais o processo e até retomarmos a operação e fazermos todo o sistema de reservação, vai demandar ainda bastante tempo”, explica.
Em Fernandes Pinheiro, a captação principal num poço artesiano também está interditada, segundo informação do supervisor operacional da Sanepar em Irati. O que está sendo produzido em um pequeno poço do município está sendo reservado e, durante o dia, é feito um rodízio.
“Quem tiver necessidade, pode se dirigir até a caixa d’água ali, quem está sem nada de água e que pode buscar, porque a água não chega até os pontos mais altos, porque a situação em Fernandes Pinheiro também está crítica com a nossa estação de captação totalmente inundada”, orienta Rios.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS
IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU
CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.