quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Uma decisão em 1ª estância da Justiça definiu que o salto São Francisco está no limite dos três municípios

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)
Uma decisão em 1ª estância da Justiça definiu que o salto São Francisco está no limite dos três municípios.
Essa decisão foi tomada pelo juiz Ronney Bruno dos Santos Reis, após uma ação do município de Prudentópolis, que alega que o salto está em seu território e como também Guarapuava de estar realizando obras indevidas no local.
O resultado dessa decisão do juiz foi tomada agora no dia 13 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Foi pedido um estudo sobre o assunto, no qual mostrou um histórico de mudanças em relação a qual município o salto pertence.
Hoje o local é definido com tríplice fronteira e tem a nomeação de parque estadual do salto São Francisco, que cabe a cada um dos três municípios investirem no local. 
O juiz pediu um perito para fazer um levantamento sobre o histórico do local, através do processo que se iniciou em 2010.
Em resumo deste levantamento mostrou que quando o município de Prudentópolis foi criado o salto São Francisco pertencia para Prudentópolis.
Após isso houve uma mudança da Lei, que mudou e com isso o salto passou a pertencer a Guarapuava.
Mas foi em 1938 que houve uma nova mudança na Lei, onde a divisa entre os municípios era pela parte mais alta da Serra da Esperança e com isso o salto voltou a pertencer a Prudentópolis.
Foi em 1951 que novamente o Governo do Estado mudou a Lei, que usou a encosta da Serra como a divisa, como isso o salto ficou como definido como a divisa entre os dois municípios.
Continua depois da publicidade
Mas foi em 12 de maio de 1982, com a criação de Turvo que o local ficou definido como a tríplice fronteira e foi nesta decisão que se baseou o perito, que foi fundamental para o juiz tomar essa decisão e como também não cabe a Prudentópolis reclamar das obras realizadas, já que o salto está na divisão de ambos os municípios.
Turvo se manifestou que ambos os municípios devem usar a área e como defende a criação do Parque Estadual
A decisão cabe recurso, conforme as informações da Rádio Cultura. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.