terça-feira, 20 de julho de 2021

Você já pode adquirir o livro Identidade e Fronteiras Étnicas - A Prática da Língua Ucraniana em Prudentópolis

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação
Você já pode adquirir  o livro Identidade e Fronteiras Étnicas - A Prática da Língua Ucraniana em Prudentópolis.
O livro começou com base de pesquisa entre os anos1940-2018.
O livro é fruto da Tese de Doutorado de Lourenço Resende da Costa na Universidade Federal do Paraná. Na pesquisa, que resultou na Tese e depois no livro, o autor buscou analisar como a Identidade e as fronteiras étnicas dos descendentes de ucranianos em Prudentópolis se construiu e se transformou ao longo do século XX e início do XXI. 
Continua depois da publicidade
Para compreender as mudanças ao longo do tempo o autor buscou perceber a prática da língua em diferentes gerações de descendentes de ucranianos em Prudentópolis. Para fundamentar sua pesquisa o autor realizou   40 entrevista, dividindo em 4 grupos de 10 entrevistados de acordo com a idade: 10 entrevistas com nascidos nas décadas de 1940-50; 10 entrevistas com nascidos nas décadas de 1960-70; 10 entrevistas com nascidos na década de 1980-90 e 10 entrevistas com nascidos no final da de 1990 e início dos anos 2000.
Diante da importância atribuída à Igreja Ucraniana na manutenção e prática da língua, o autor ainda entrevistou 3 sacerdotes da Ordem de São Basílio Magno; 3 catequistas do Sagrado Coração de Jesus e 2 Irmãs Servas de Maria Imaculada. Com isso foi possível afirmar que língua, religião e Identidade estão interligadas entre os imigrantes ucranianos e seus descendentes em Prudentópolis.
O livro foi prefaciado pelo Prof. Doutor Sergio Odilon Nadalin da Universidade de Federal do Paraná
A apresentação do livro foi escrita pela professora Doutora Izabela Maria Drozdowska Broering da Universidade Federal de Santa Catarina.
O livro pode ser adquirido no site da editora Todas as Musas neste LINK
Continua depois da publicidade
Em Prudentópolis, o livro pode ser adquirido no Museu do Milênio. 
Uma parte do valor dos exemplares vendidos no Museu será revertida para a manutenção da Instituição que guarda uma parte importante da História, não apenas dos descendentes de ucranianos como do município.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.