By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO CULTURA – Imagem: Divulgação
A campanha Janeiro Branco chega a sua sexta edição nacionalmente, com objetivo de lembrar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Uma das metas é também desmistificar a crença de que a busca por Psicólogas(os) deveria ocorrer apenas por quem está em sofrimento severo ou possui algum diagnóstico de transtorno mental e informar as possibilidades da atuação destes profissionais na prevenção, no acolhimento, resolução de conflitos e no desenvolvimento de pessoas e aprimoramento de instituições.
No Paraná, a campanha ocorre no terceiro ano por iniciativa de diversos grupos de Psicólogas(os), com o apoio do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). No Estado, o foco está também na valorização de Psicólogas(os) como profissionais de referência quando se fala no cuidado em saúde mental. Trabalhando em conjunto com os demais profissionais em uma atuação multidisciplinar, a(o) Psicóloga(o) tem a capacitação e conhecimentos específicos da ciência psicológica, que aborda exatamente as questões comportamentais, subjetivas e relacionais humanas.
Continua depois da publicidade
Janeiro BrancoA campanha ganha cada vez mais reconhecimento – e importância. E não é para menos. A saúde mental está ligada ao sofrimento relacionado à violência (em domicílios, no trânsito, nas escolas, em decorrência de preconceitos e discriminação), de questões ligadas ao mundo do trabalho, como estresse e assédios, e em relações sociais adoecidas. Nesse contexto, se observa um crescimento no número de casos de transtornos de ansiedade, de depressão e um aumento expressivo de suicídios, sobretudos de adolescentes e jovens e de pessoas idosas.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES
DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS
COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.