By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: DIARIO CATARINENSE – Imagem: Divulgação
A secretaria municipal da Saúde de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul apura o caso de um bebê de quatro meses que ficou com uma agulha presa na perna após ser vacinada em um posto da rede pública. O caso ocorreu no último dia 30, na Unidade Básica de Saúde Parque Mauá.
De acordo com a mãe da menina, Camila Timm, ela teria procurado o posto por volta das 15h30min para aplicação das doses de rotavírus, pneumocócica e poliomielite. Horas mais tarde, quando foi dar banho na bebê, retirou o esparadrapo colocado nas pernas da criança após as injeções e percebeu o objeto:
Continua depois da
publicidade
— Era a agulha inteira. Tirei e
fiquei fazendo compressas no local. Ela estava chorando, mas nunca
imaginei que teria uma agulha na perna.No dia seguinte, Camila registrou um boletim de ocorrência e levou a filha ao pediatra. Em razão do feriado, só conseguiu relatar o caso na secretaria da Saúde na última segunda-feira (4).
— Eles só botavam a culpa no fornecedor da seringa. Mas isso não tem justificativa, ela não prestou atenção — critica.
Ricardo Charão, secretário da Saúde do município, garante que a família recebeu toda a assistência necessária. Segundo ele, a pasta ouviu o relato de Camila e tomou providências em relação às seringas utilizadas na imunização de menores de um ano:
— Ao que tudo indica, a agulha se desprendeu. Então, determinamos o recolhimento de todo esse lote de seringas. Nesta quarta (6), retiramos um outro lote que também tinha uma agulha solta.
Continua depois da
publicidade
Além dessas medidas, a secretaria abriu
processo administrativo para avaliar se houve um defeito no material
utilizado. A conduta da técnica em enfermagem que aplicou as vacinas
também está sendo analisada.— Posso assegurar que essa profissional tem mais de 20 anos de prática como vacinadora e na sua ficha funcional não há nada que a desabone. Mas igual, vamos apurar se houve negligência — diz Charão.
Ele também tranquiliza os pais e faz um apelo para que eles não deixem de vacinar as crianças:
— Nossa preocupação é que isso seja mal compreendido e reduza a procura da população para vacina da gripe, que é muito importante.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR
A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.