By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO ESPERANÇA – Imagem: Divulgação
O Padre Elias Marinhuk, Vice-Provincial da Ordem, fez um apanhado histórico da existência da Ordem, sua origem, as reformas promovidas, e a participação a nível mundial, a qual se faz presente com dez congregações em vinte países. Com relação ao Brasil, enalteceu a vinda dos primeiros padres, com início das atividades em meados de 1897, com papel fundamental de desenvolver a missão religiosa, educacional, cultural e de formação de vida, que foram primordiais para formar e orientar as primeiras levas de famílias de imigrantes ao nosso país. Atualmente, são 98 componentes, dos quais dez são frades e estudantes e o restante padres.
Destacou a homenagem feita pela Câmara, que retrata o reconhecimento da comunidade pela importante data alcançada, a qual será comemorada neste próximo dia 12 de novembro, data do Padroeiro de São Josafat, em Prudentópolis, quando deverão se fazer presentes 120 padres, entre membros da ordem e convidados.
O Presidente Marcos Roberto Lachovicz também colocou em votação uma segunda Moção, a qual foi proposta pelos Poderes Legislativo e Executivo, com os mesmos teores, que será impressa em metal e afixada no hall de entrada do Mosteiro de São Josafat, para celebrar a data comemorativa. O teor da Moção do Vereador Anderson Lemos é o seguinte:
“Por iniciativa do Vereador ANDERSON ALEXANDRE LEMOS, com apoio dos componentes do Soberano Plenário, foi outorgada Moção de Parabenização à ORDEM BASILIANA DE SÃO JOSAFAT, pelas comemorações dos 400 anos de existência e pelos 120 anos de Missão Religiosa no Brasil, cujos festejos são comemorados durante a festividade do Padroeiro de São Josafat, de Prudentópolis, em 12 de novembro, na Paróquia de São Josafat. A Ordem Basiliana veio ao Brasil na metade do ano de 1897, e até hoje, se empenha em pregar missões, catequizar, administrar sacramentos, organizar comunidades, construir igrejas, escolas, centros culturais em várias comunidades ucranianas católicas, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Contando com quase uma centena de membros, a instituição religiosa no Brasil organizou-se a duras custas. Iniciou grande parte daquilo que hoje existe em termos de comunidades com patrimônio eclesiástico da Metropolia e da Eparquia. Investiu, formou e cedeu à Igreja cinco bispos. Auxilia com inúmeros trabalhos nos campos, religioso, cultural, acadêmico e administrativo, além ocupar-se com trabalhos de auto-sustento da própria comunidade dos basilianos. Por essa importante presença na comunidade, fica de parte do Poder Legislativo, por esta Moção, o reconhecimento público à Ordem Basiliana, pela participação ativa em nosso meio, alcançando esta importante data.”
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.