terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

A nuvem que assustou o litoral de SC


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: NSC TOTAL Imagem: Divulgação


No início da tarde desta terça-feira uma nuvem chamou atenção de quem estava na região de Piçarras no Litoral Norte. A região teve a passagem de uma Shelf Cloud ou popularmente chamada de nuvem prateleira.
Ela é uma nuvem que assusta pela proximidade com o sol e sua extensão. E ela é para preocupar mesmo já que está associada a fortes rajadas de vento e chuva.
Continua depois da publicidade
O QUE É UMA SHELF CLOUD?
Esse tipo de nuvem se forma quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Isso quer dizer que o ar quente que trouxe temperaturas acima de 30°C no Litoral Norte no início da tarde se elevou sobre um ar frio que está em altitude. Nesse processo, quando o ar quente sobe para as camadas da atmosfera, ele se condensa rapidamente, gerando esse o aspecto diferenciado e característico dessa nuvem. 
Essa nuvem se move de forma rápida e isso normalmente produz ventos fortes e danosos. A formação da shelf cloud acontece antes do início de uma tempestade.
O QUE PROVOCOU?
Nesta semana voltamos a ter o padrão de verão, ou seja, dias com sol, forte aquecimento de chuva tarde e noite. 
Continua depois da publicidade 
Isso vem ocorrendo por vento em altitude que estão trazendo o ar quente e úmido do Centro Norte do Brasil. 
Essa condição propicia ao longo da tarde a formação de nuvens carregadas. A Shelf Cloud normalmente vem na dianteira da tempestade muitas vezes de uma linha de instabilidade, ou seja, uma quantidade grande de nuvens carregadas que avançam com uma linha reta.
Essa nuvem pode percorrer grandes distâncias. A notícia boa é que ela avançou pelo mar depois de passar pelo litoral Norte!

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.